Artigo

ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BACILLUS SUBTILIS NATTO PARA PRODUÇÃO DE NATTOQUINASE EM BIORREATOR AIR-LIFT

JESUS, Andre Luiz Kreutzer de1; KOCZICKI, Leticia3; ROSA, Rosimeire Takaki3; ROSA, Edvaldo Antonio Ribeiro2;

Resumo

Introdução:A nattoquinase (NK) é uma enzima (EC 3.4.21.62) secretada pelo Bacillus subtilis natto e comumente encontrada em uma preparação de soja cozida e fermentada consumida no Japão sob o nome natto. Não é uma quinase, como poderia se supor, mas uma serino protease com forte capacidade fibrinolítica. Sua produção em escala laboratorial envolve o emprego de hidrolisados de soja, carne ou caseína, bem como extrato de levedura e outros ingredientes que oneram a produção industrial. Uma possibilidade a se levar em consideração é o uso de farelo de soja. O Brasil é um importante produtor e certamente toda a cadeia produtiva e consumidora de NK poderia se beneficiar desse baixo custo de insumo. Para tanto é necessário se obter cepas distintas e se caracterizar essas cepas para se encontrar algumas que sejam boas produtoras da NK.

Objetivo:Com base no projeto apresentado, o objetivo deste plano foi obter cepas de B. subtillis natto que sejam boas produtoras de NK.

Metodologia:Cepas de Bacillus subtilis natto foram isoladas de amostras comerciais de natto adquiridas no comércio local. Culturas de B. subtillis natto foram conduzidas e o conteudo proteico intracelular foi analisado por SDS-PAGE. Os géis foram escaneados e as imagens foram adquiridas e transferidas para a interface do programa Sigma-Gel™ for Windows® (Sigma-Aldrich, Co.) onde foram obtidos os densitogramas. Esses densitogramas foram comparados em função dos valores Rf e massas molares das bandas.

Resultados:Os perfis eletroforéticos podem ser observados mostram que as amostras de B. subitliis natto adquiridas no mercado se arranjaram em dois grupos. O primeiro grupo compreende os isolados Brasileiros (BnattoUPX01 e BnattoUPX02), ao passo que os isolados Japoneses formaram o segundo grupo (BnattoUPX03 e BnattoUPX04).

Conclusões:Nossa proposição é a de que as indústrias de cada um dos países devem utilizar cepas comuns, há muito estocadas em seus bancos de culturas.

Palavras-chave:Nattoquinase. Bacillus subtilis natto. SDS-PAGE.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador