Artigo

O PROBLEMA DO “VIRTUAL E DO ATUAL” NA ONTOLOGIA DE GILLES DELEUZE

SOUZA, Eliane Mello de1; CRAIA, Eladio Constantino Pablo2;

Resumo

Introdução:Gilles Deleuze propõe, entre outros âmbitos de reflexão, uma ontologia. Esta ontologia reconhece na noção de “Diferença” seu epicentro especulativo. Isto é assim porque aquilo que se encontra em pauta é o estatuto ontológico da própria Diferença; o que implica, em termos do projeto mais geral do filósofo francês, pensar o Ser enquanto Ser como “pura Diferença”. Pensar o “Ser-Diferença”, como instância superadora das formas de fundamentação postuladas pela metafísica, segundo a intenção declarada por Deleuze, demanda pensá-lo a partir duma “outra” natureza de características singulares. Deleuze denomina este modo do existente com o conceito de “virtual”, propondo, assim, uma “Diferença virtual”. Assim, devemos indicar e caracterizar o horizonte ontológico de Deleuze como a interrogação em torno de uma “ontologia do virtual”, organizada a partir do par conceitual: “virtual-atual.

Objetivo:Analisar os aspectos centrais deste complexo conceitual aqui exposto foi o principal objetivo analítico da pesquisa; tendo como objetivo metodológico verificar e analisar a perspectiva de leitura de um conjunto de investigações que sobre o tema estão sendo desenvolvidas pela recepção crítica do autor, bem como manter a consonância com um dos eixos da pesquisa geral do orientador.

Metodologia:No âmbito da presente pesquisa, de caráter eminentemente teórico, foram abordados, analisados e discutidos diversos textos de Deleuze e de comentadores atuais.

Resultados:a partir das leituras desenvolvidas nos textos de comentadores mais atuais, percebemos que se promoveu em torno da filosofia deleuziana, uma discussão - e uma polêmica-, que interroga enquanto à fecundidade conceitual em afirmar uma ontologia na sua obra. A análise dos elementos desta querela também faz parte do campo de trabalho da pesquisa, objetivando reforçar nossos argumentos para sustentar a presença de uma ontologia na filosofia de Deleuze.

Conclusões:Deleuze é um filósofo que já sobre a questão da Diferença, assume uma postura reflexiva que vai contra toda forma de negatividade (o próprio Ser não pode e não deve se dizer de modo negativo). Cabe em nossos objetivos finais, por um lado, definir o que é o virtual, sabendo que estamos a tratar de uma ontologia virtual, para que essa questão possa ser esclarecida tanto quanto for possível; e por outro lado, de analisar os conceitos de virtual e de atual a partir do afastamento que Deleuze promove das noções de possível-real e de ato-potência.

Palavras-chave:Deleuze. Ontologia. Diferença. Virtual. Atual.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador