PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA E UMA PÚBLICA

TOMELERI, Aimee Bahls1; TEIXEIRA, Elenice Cacia Bittencourt2;

Introdução:O cenário econômico brasileiro contribuiu para o reconhecimento da necessidade da contabilidade nas empresas, levando um grupo expressivo de recém-formados ao competitivo mercado de trabalho. As oportunidades profissionais da área contábil estão exigindo dos candidatos a carreira uma qualificação contínua, tendo em vista que as exigências dos empregadores têm sido à altura da importância dada ao profissional contábil.

Objetivo:A presente pesquisa teve como objetivo investigar as perspectivas profissionais dos acadêmicos iniciantes e concluintes de Ciências Contábeis, comparando os resultados de uma instituição de ensino superior privada e uma pública.

Metodologia:Foi realizada uma pesquisa de campo com análise quantitativa nas instituições de ensino superior Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) - Campus Londrina e Universidade Estadual de Londrina (UEL), totalizando 186 estudantes respondentes com a aplicação de um questionário com perguntas fechadas.

Resultados:Os resultados da pesquisa apontam que os iniciantes e concluintes da PUCPR – Campus Londrina e da UEL possuem expectativas positivas em relação a profissão, com um perfil predominante de acadêmicos com até 23 anos que já atuam na área contábil e que fizeram a escolha pelo curso por acreditarem que existem maiores oportunidades no mercado de trabalho. Os discentes creem que a profissão contábil está ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento na sociedade, tornando os acadêmicos mais dispostos a dar continuidade aos estudos após a conclusão do curso e, assim, se especializem nas diversas áreas que a carreira contábil possibilita.

Conclusões:Os acadêmicos iniciantes e concluintes de ambas as instituições de ensino superior demonstraram opiniões divergentes com relação a concorrência no mercado de trabalho, conhecimento das regras do código de ética profissional, interesse no nível de pós-graduação para dar continuidade nos estudos e interesse na profissão não só pelo retorno financeiro.

Palavras-chave:Perspectivas profissionais. Acadêmicos. Profissão contábil.