ORÇAMENTO FAMILIAR: ESTUDO DE CASO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO EM FAMÍLIAS DE CLASSE MÉDIA E BAIXA EM UMA COMUNIDADE RURAL

SANTOS, Vanessa Moreira dos1; TEIXEIRA, Elenice Cacia Bittencourt2;

Introdução:Orçamento familiar é um tema abordado, tanto para pesquisas, quanto para educação financeira. A não realização deste poderá acarretar transtornos, como o endividamento familiar. Como aponta a reportagem do Jornal o Globo que em 2015 publicou que 46,3% das famílias se encontravam endividadas naquele período. O Orçamento familiar é uma peça do planejamento financeiro que tem por objetivo planejar, organizar e controlar as despesas decorridas no cotidiano da família, para isso é preciso estabelecer metas e prioridades e todos os membros da família devem contribuir para orçamento.

Objetivo:A pesquisa teve como objetivo verificar em uma comunidade rural da cidade de Londrina se os moradores se utilizam dessa ferramenta, comparar as despesas mensais dessas mesmas famílias com a Pesquisa de Orçamento Familiar - POF, realizada e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e posteriormente com a Cartilha de Orçamento Familiar.

Metodologia:A pesquisa foi aplicada no distrito de Irerê com 131 pessoas, por meio de um questionário adaptado da Pesquisa de Orçamento Familiar, esta pesquisa foi realizado no mês de março.

Resultados:Os resultados encontrados apontam que a grande maioria das famílias não utilizam orçamento familiar e que são indiferentes a essa ferramenta. As despesas das famílias se encontram acima dos percentuais apontados pela POF, mas ainda assim algumas se encontram dentro do índice apontado pela Cartilha de Orçamento Familiar, e ficou evidenciado que a despesa que mais pesa no bolso das famílias é a moradia como apontado pelo IBGE.

Conclusões:As famílias desconhecem a importância de um bom orçamento familiar, e os benefícios que o mesmo pode acarretar.

Palavras-chave:Planejamento financeiro. Orçamento familiar. Cartilha de orçamento familiar. Pesquisa de orçamento familiar.