Artigo

A EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE TEORIA DO FOCO REGULATÓRIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL

LACERDA, Lucas Quintanilha1; MONFORT, Mariana3; MAFFEZZOLLI, Eliane Cristine Francisco2;

Resumo

Introdução:A Teoria do Foco Regulatório (Regulatory Focus Theory) é conceituada como um processo básico do dia a dia que no “influencia” em nossa busca de metas (HIGGINS, 1997), levando em consideração que esta teoria propõe que as pessoas possuem diferentes orientações regulatórias no momento em que estão em busca de suas metas. Desse modo, existem mecanismos atuantes no processo motivacional de perseguição da meta, como os mecanismos de promoção e prevenção que modificam o modo como tomamos nossas decisões de compra no dia a dia (HIGGINS, 1997; 2002; AAKER, LEE, 2001).

Objetivo:Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a produção acadêmica sobre foco regulatório no contexto de marekting.

Metodologia:Foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre a teoria do foco regulatório, com o intuito de discutir a evolução dos estudos nacionais e internacionais, desde os anos 2000 até os dias de hoje. Foram encontrados seis artigos nacionais que discutem a teoria e 19 artigos internacionais, tendo como objetos de estudos nacionais as seguintes áreas: não ajuste regulatório, o impacto da arte visual nos consumidores, consumo de bebidas alcoólicas, as regras dos programas de fidelidade, inovatividade do consumidor, papel do foco motivacional.

Resultados:O presente estudo possibilitou uma visão mais ampla do que se vem estudando nos últimos 16 anos sobre o foco regulatório no cenário brasileiro e internacional, e instiga estudos futuros para maior compreensão da influência da teoria do foco regulatório sobre a vida dos consumidores.

Conclusões:

Palavras-chave:Foco regulatório. Revisão sistemática. Comportamento do consumidor.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador