Artigo

A EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE EFICÁCIA PUBLICITÁRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL

ASSIS, Thais Cristiane de1; MONFORT, Mariana3; MAFFEZZOLLI, Eliane Cristine Francisco2;

Resumo

Introdução:A literatura publicitária carece de mais estudos, a fim de compreender quais formatos e apelos são mais eficazes eficientes na busca por persuasão, e em quais situações e como o consumidor responde à eles (SPIELMAN; RICHARD, 2013).

Objetivo:O objetivo geral deste relatório científico foi realizar um recorte histórico em contexto brasileiro sobre a produção acadêmica do tema eficácia publicitária.

Metodologia:O método utilizado neste estudo foi a revisão sistemática de dados (Denyer; Tranfield, 2009) no qual foi realizado uma pesquisa em diversas bases de dados on-line com objetivo de verificar, entender e analisar quais eram as publicações brasileiras a respeito do tema. Foi definido que se resgataria na produção acadêmica nacional os últimos dezesseis anos, tempo identificado como o ano precursor sobre eficácia publicitária no Brasil. As bases de dados pesquisadas foram o Portal Spell, Google Acadêmico, ABCiber, INTERCOM, ENANPAD, EMA. As categorias de análise foram: citações, nome e número de autores, país de atuação dos autores, palavras-chave, objetivo de pesquisa, justificativa de pesquisa, temática associada, tipo de estudo, qual a forma de coleta de dados da pesquisa, origem dos dados classificando-os como primários ou secundários, qual o campo investigado, identificando-a como pesquisa qualitativa ou pesquisa quantitativa, verificando quais as principais contribuições do estudo e apontando as indicações de trabalhos futuros.

Resultados:Os resultados deste estudo demonstram que há poucos artigos a nível nacional que abordem a eficácia publicitária, e os existentes, focam para assuntos divergentes de eficácia. Após a compilação dos dados, foi identificado que tais artigos diziam sobre temas em comuns: propaganda, internet, comunicação integrada e estratégia organizacional. Em sua construção, foi apontado o que cada autor selecionado entende como eficácia publicitária e foi realizado um texto comparativo com todas as teorias discutidas e indicações de trabalhos futuros.

Conclusões:

Palavras-chave:Eficácia publicitária. Revisão sistemática. Métricas em comunicação.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador