Artigo

O VÍNCULO ENTRE MISSÃO E DIÁLOGO NA IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL

LANDEO, Sonia Vianna1; WOLFF, Elias2;

Resumo

Introdução:A presente pesquisa discorre sobre o vínculo entre missão e diálogo ecumênico na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB. Missão e ecumenismo são dois importantes desafios no atual momento da história, caracterizada pelo pluralismo de igrejas e de religiões. Esses desafios precisam ser enfrentados pela reflexão teológica, verificando como emplicam na consciência cristã.

Objetivo:O objetivo é verificar a compreensão que a IEAB tem de ecumenismo e suas implicações para o agir missionário dessa igreja. A partir daí, busca-se identificar os elementos que expressam a relação entre missão e diálogo ecumênico na tradição anglicana, e como esses elementos são constitutivos de sua identidade eclesial. Assim temos como "Objetivo Geral": pesquisar como se manifesta o vínculo entre missão e diálogo (ecumênico e inter-religioso) na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, buscando identificar seus desafios e apontar caminhos para a superação dos mesmos. E "Objetivos Específicos": 1 – Identificar os elementos que expressam a compreensão do vínculo entre missão e diálogo na igreja pesquisada; 2 – Verificar quais são as principais dificuldades para a vinculação entre missão e diálogo; 3 – Apontar possíveis caminhos que conduzem à superação das dificuldades para vincular missão e diálogo.

Metodologia:O método utilizado na pesquisa foi a análise qualitativa da bibliografia pertinente ao tema pesquisado, como artigos, livros e documentos da IEAB. Utilizou-se como recurso para a aquisição do material da pesquisa o site oficial da IEAB e a biblioteca da PUCPR.

Resultados:Como reultados, constatou-se que a IEAB têm por missão proclamar o Evangelho, ensinar, batizar, responder às necessidades humanas com amor, buscar a transformação das estruturas injustas da sociedade e lutar pela salvaguarda da integridade da criação, sustento e renovação da terra para o louvor a Deus e o serviço do seu povo. E a IEAB expressa a consciência de que não realiza sozinha essa missão. Por isso estabelece um diálogo de cooperação missionária com igrejas da tradição anglicana, evangélicas, ortodoxas, católicas e pentecostais. É significativa a atuação da IEAB em organizações ecumênicas como o Conselho Mundial de Igrejas, o Conselho Latino Americano de Igrejas e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Esses resultados mostram que na IEAB existe um estreito vínculo entre missão e diálogo, sendo este uma dimensão da missão. Verificam-se também desafios para isso, como a formação ecumênica dos/as ministro/as da IEAB e a recepção das orientações ecumênicas nas comunidades.

Conclusões:A título de considerações finais, a pesquisa constatou que o vínculo entre missão e diálogo na IEAB lhe possibilita contribuir de forma significativa para que o ecumenismo seja assumido como uma dimensão da ação missionária também pelas igrejas com as quais a IEAB desenvolve relações ecumênicas.

Palavras-chave:Igreja Episcopal. Anglicana do Brasil. Missão. Ecumenismo.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador