Artigo

ANÁLISE DE RESPOSTAS CINEMÁTICAS DURANTE A EXECUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS POR PESSOAS COM AVC

Santos, Nathali Karoline Lima dos1; MOREIRA, Gabrielly Marques3; MANFFRA, Elisangela Ferretti2;

Resumo

Introdução:O Acidente Vascular Cerebral (AVC) resulta em alterações sensitivas e motoras, que comprometem as habilidades do equilíbrio e mobilidade. Com o avanço tecnológico na elaboração de jogos digitais destinados a saúde, os chamados Serious Games, sabe-se que, o tratamento destes indivíduos tem sido beneficiado em associação à fisioterapia. Porém, durante a execução destes jogos, indivíduos hemiparéticos pós-AVC, utilizam-se de estratégias do controle motor para realização das demandas de movimento. Uma das formas de analisar estas estratégias é através da cinemática angular, obtida por meio de sistemas de captura de movimento 3D, como o sistema da Microsoft Kinect ®.

Objetivo:Pretendeu-se coletar e analisar variáveis cinemáticas angulares captadas durante a execução de um jogo digital, sendo, portanto, um estudo piloto.

Metodologia:Um voluntário de 56 anos, pós-AVC crônico (99 meses), foi submetido ao protocolo de intervenção, durante três dias, dentro de uma semana, no qual foi avaliado por testes e escalas funcionais e solicitado a realizar a prática do jogo digital desenvolvido, por três repetições seguidas, a cada sessão, para que os valores de amplitude articular do movimento de inclinação latero-lateral de tronco fossem registrados e processados através do software MatLab®, para verificação das variáveis: velocidade média, amplitude angular mínima e máxima, valor RMS e desvio padrão. Como medida de confiabilidade, o sistema de captura da Microsoft Kinect ®, foi comparado aos valores mensurados por goniometria.

Resultados:A partir dos resultados encontrados, em análises intraday e interday, verificou-se uma relação inversamente proporcional entre as variáveis: velocidade média e amplitude máxima, em que, o valor de velocidade, diminuiu ao longo das intervenções, enquanto que, a amplitude angular máxima aumentou no mesmo período. Em relação à precisão do sistema de captura foram encontrados valores que indicam uma boa confiabilidade para os ângulos registrados.

Conclusões:Conclui-se que, é possível coletar variáveis cinemáticas angulares importantes para o equilíbrio e mobilidade de pessoas pós-AVC, através do sistema de captura da Microsoft Kinect®, de forma confiável, para que seja feita a análise e interpretação do comportamento motor desses indivíduos, durante a execução de um jogo digital.

Palavras-chave:Acidente vascular cerebral. Kinect. Serious Games.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador