Artigo

RESPOSTAS MOTORAS DAS PRESSÕES PLANTARES E DO CENTRO DE PRESSÃO DURANTE A EXECUÇÃO DE UM JOGO DIGITAL POR PESSOAS COM AVC

SCROK, Nicoly Dominique1; MOREIRA, Gabrielly Marques3; BOUMER, Tatiane3; MANFFRA, Elisangela Ferretti2;

Resumo

Introdução:As habilidades do controle motor, equilíbrio e mobilidade encontram-se comprometidas em indivíduos hemiparéticos após Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para esses acometimentos, a fisioterapia possui técnicas convencionais de tratamento. Porém, o uso de jogos digitais, chamados Serious Games, voltados à reabilitação, tem oferecido vantagens como forma complementar ao tratamento fisioterapêutico. Uma das formas de quantificar estes efeitos é utilizar uma plataforma de força para buscar entender o comportamento do controle motor pós-AVC, do ponto de vista variáveis cinéticas, como o centro de pressão (CP).

Objetivo:Pretendeu-se identificar as respostas motoras de indivíduos que pós-AVC, durante a execução de um jogo digital, sendo, portanto, um estudo piloto.

Metodologia:Um voluntário de 56 anos, pós-AVC crônico (99 meses), foi submetido ao protocolo de intervenção, durante três dias, em uma semana, no qual foi avaliado por testes e escalas funcionais e solicitado a realizar a prática do jogo digital desenvolvido, por três repetições a cada sessão, enquanto permanecia sobre uma plataforma de força, para obtenção das variáveis cinéticas como o centro de pressão (CP).

Resultados:Através das trajetórias do CP, pode-se observar uma mudança no comportamento de descarga de peso, comparando-se as condições de postura ereta quieta e posição dinâmica de execução dos jogos. Além disso, pode-se verificar que durante a prática dos jogos o voluntário teve o deslocamento da oscilação total (DOT) e a área alterados, devido ao fato de ter mais explorada a sua estabilidade. Sua amplitude de deslocamento (AD) também se alterou, mostrando um maior aproveitamento dos seus limites de amplitude, conforme o objetivo proposto pelos jogos.

Conclusões:Pode-se concluir, a partir dos resultados obtidos, que a investigação do CP em pessoas pós-AVC, durante a execução de um jogo digital, fornece informações importantes para compreensão do controle postural destes indivíduos, também, em tarefas dinâmicas.

Palavras-chave:Reabilitação Neurofuncional. Jogos Digitais. AVC.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador