Artigo

PRODUÇÃO BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO COMERCIAL EM ESCALA DE LABORATÓRIO E PILOTO

GAPSKI, Otavio Francisco Zorzenon1; PEREIRA, Fulvy Antonella Venturi3; CUNHA, Jefferson Pedro3; MARTIM, Emerson2;

Resumo

Introdução:O biodiesel é visto no cenário atual como alternativa ao uso de diesel de petróleo, tendo como vantagem a emissão reduzida de poluentes e a não dependência de fontes não renováveis de energia. Com a disseminação do uso do biocombustível surgiu a necessidade de criar parâmetros de análise de suas características de forma a garantir segurança e qualidade para seu uso.

Objetivo:Este trabalho teve como objetivo realizar análises laboratoriais simples do biodiesel produzido em escala piloto na Fazenda Gralha Azul da PUCPR, propondo uma metodologia alternativa à análise de número de cetanos.

Metodologia:Mediu-se o índice de acidez, índice de iodo e calculou-se o número de cetano através de uma correlação, a partir destes valores experimentais de índice de iodo obtidos.

Resultados:Observou-se grande discrepância entre os resultados obtidos em análises anteriores em alguns parâmetros, os quais foram priorizados para averiguar as possíveis causas dessas diferenças. Verificou-se dificuldade em distinguir os pontos de viragem da titulação, portanto foi desenvolvida uma metodologia alternativa para averiguar esses pontos, primeiramente por métodos instrumentais e posteriormente realizando alterações no método clássico, sendo que a última obteve sucesso. A reprodutibilidade dos métodos foi confirmada para a maioria dos métodos, entretanto a amostra de biodiesel não era adequada à norma em alguns parâmetros, especialmente o índice de acidez que é o parâmetro que verifica a oxidação do biocombustível e o que melhor reflete sua qualidade como um todo.

Conclusões:Através de análises simples, foi possível realizar a qualidade do biodiesel produzido na unidade piloto.

Palavras-chave:Biodiesel etílico. Índice de iodo. Número de cetano. Parâmetros. Qualidade.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador