Artigo

ANÁLISE DE FERRAMENTAS DE GESTÃO DE DESIGN COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS DO SETOR MOVELEIRO NO NORTE DO PARANÁ

ERICSSON, Maria Eduarda da Anunciacao1; NATTI, Erica Regina Takano2;

Resumo

Introdução:A Gestão de Design é a gestão do processo criativo dentro da corporação, sendo assim, é o fator central da humanização inovadora de tecnologias e o fator crucial do intercâmbio cultural, econômico e social. Com as constantes mudanças no mercado, no intuito de manterem-se competitivas, as organizações utilizam diversas estratégias para diferenciar-se da concorrência. Neste sentido, o Design e o modo como este é gerenciado são fatores de grande importância. Assim, este projeto visa compreender melhor os conceitos da Gestão de Design como uma Estratégia Organizacional considerando a região norte do Paraná, especificamente o setor moveleiro e, observar de acordo com a metodologia proposta, quais as competências individuais identificadas nos gestores de organizações colaborativas do setor.

Objetivo:O estudo tem como objetivos discutir os temas Design Thinking e Gestão de Design, de forma que seja possível obter referências teóricas suficientes que possibilitem identificar os métodos adequados, resultados tangíveis e intangíveis quanto a gestão e analisar trabalhos científicos abordando a Gestão de Design na região norte do Paraná, especificamente no setor moveleiro.

Metodologia:A metodologia apresenta natureza bibliográfica e descritiva, tratando-se de uma investigação de caráter exploratório-descritivo, baseada fundamentalmente na análise de casos visando reforçar o perfil analítico e sintético do designer.

Resultados:Como resultado, descreve-se o modelo de gestão da organização analisada a partir da pesquisa em campo, bem como as competências dos gestores ao inserirem e integrarem a inovação nestas organizações, de modo a comparar os resultados obtidos com as competências, habilidades e atitudes pré-estabelecidas de um design thinker.

Conclusões:Conclui-se que com a evolução da gestão das empresas, as concepções iniciais da Gestão de Design sofreram adaptações, aproximando-se cada vez mais do cotidiano da empresa e das pessoas que nela atuam, tornando a Gestão de Design ainda mais integrada à realidade organizacional.

Palavras-chave:Gestão de Design. Design Thinking. Competências.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador