Artigo

ESTUDO PARA REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS EM UMA LINHA DE ENVASE EM UMA EMPRESA QUÍMICA

MESSIAS, Rodrigo Karam1; NATTI, Erica Regina Takano2;

Resumo

Introdução:Atualmente as empresas vivenciam um cenário altamente competitivo em um nível global, portanto, a busca por processos produtivos mais eficientes torna-se uma premissa para a perpetuação da organização. O presente trabalho apresenta o estudo realizado em uma linha de envase de uma empresa química situada em Londrina-PR, com o objetivo de identificar, através de ferramentas de qualidade e indicadores, possíveis oportunidades de melhoria no processo que surtissem efeitos positivos nos resultados financeiros da organização.

Objetivo:Nesse contexto, o objetivo principal deste projeto foi o de analisar os resultados do indicador de OEE, a fim de identificar desperdícios no processo de envase e, através da metodologia estudada na revisão bibliográfica, propor ações de melhoria para estes indicadores.

Metodologia:O estudo de caso consistiu nas seguintes etapas: (1) Revisão Bibliográfica das metodologias TPM, OEE e SMED, (2) Estratificações do indicador de eficiência OEE e (3) Aplicação da ferramenta SMED.

Resultados:Por meio das estratificações do OEE, foram constatadas grandes oportunidades de maximização da eficiência da linha através de melhorias no setup. Para que tal objetivo fosse alcançado, foram realizadas visitas e gravações do processo de troca na linha de envase, que forneceram os dados suficientes para as posteriores análises. Conforme o modelo proposto, a empresa poderia se beneficiar de uma redução de 17,6% no tempo total de setup.

Conclusões:Embora as ações propostas não tenham sido implementadas até o presente momento, pode-se considerar que o projeto obteve sucesso ao atender a sua proposta de identificar as principais perdas no processo produtivo e propor ações de melhoria para a linha de envase estudada.

Palavras-chave:OEE. SMED. TPM. Setup.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador