ESTIMATIVA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE DEFICIT DA ACUIDADE VISUAL EM CRINAÇAS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA, PR

DURAES, Giovanna Basso1; SILVA, Matheus B.3; REINERT, Chiara L.3; ANACLETO, Fernanda S.3; MATSUO, Tiemi3; HASEGAWA, Nobuaqui3; HOYAMA, Erika2;

Introdução:A visão é desenvolvida durante a infância, alcançando a maturidade por volta dos cinco a seis anos de vida. Após esse período, mesmo com o tratamento adequado e específico, existe a possibilidade do aparelho visual não se desenvolver por completo. O déficit da acuidade visual e a cegueira têm impacto significativo no desenvolvimento socioeconômico dos indivíduos, contribuindo para os problemas de saúde pública nos países em desenvolvimento.

Objetivo:O objetivo deste estudo foi avaliar as causas e a prevalência do déficit de acuidade visual em crianças pré e escolares no Município de Londrina, Estado do Paraná (PR).

Metodologia:Foi realizado estudo transversal retrospectivo, no qual foram avaliados prontuários de crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil do Município de Londrina, PR que participaram do Programa Primeiros Olhares, realizado pelo Hospital de Olhos de Londrina (HOFTALON), no período de 2006 a 2015. Crianças entre 03 a 07 anos de idade foram avaliadas conforme com o sexo, presença e causa da baixa acuidade visual. Os dados foram submetidos à análise estatística.

Resultados:Foram avaliados 2852 olhos. A idade média das crianças foi de 4,5 anos, sendo que 51,8% eram do sexo masculino e 48,2% do sexo feminino. A redução da acuidade visual (menor que 0,7) foi observada em 5,6% dos olhos, principalmente nas regiões norte, sul e leste do Município de Londrina, PR. A principal causa de baixa acuidade visual foram os erros refracionais, observados em 55% dos casos. A cegueira unilateral (acuidade visual menor que 0,1) ocorreu em 0,4% dos casos, e visão subnormal (acuidade visual entre 0,1 e 0,3) em 1,3%.

Conclusões:A redução da acuidade visual não diagnosticada previamente foi observada em 5,6% dos casos, sendo os erros refrativos a causa mais importante.

Palavras-chave:Baixa visão. Cegueira. Erros de refração. Crianças. Medicina preventiva.