HISTÓRIAS DE VIDA E ESCOLHA PELA PROFISSÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I

WRZESINSKI, Rebeca1; PORTILHO, Evelise Maria Labatut2;

Introdução:Este relatório de Iniciação Científica é o resultado de atividades realizadas a partir de um curso de formação continuada, em uma escola de Ensino Fundamental – Ensino Integral da cidade de Curitiba, PR.

Objetivo:O objetivo da pesquisa foi identificar a relação das histórias de vida com a escolha da profissão docente no Ensino Fundamental I.

Metodologia:A abordagem metodológica adotada é a qualitativa, na visão fenomenológica hermenêutica que, é usada na pesquisa em educação como alternativa interpretativa de produzir conhecimento. Foi desenvolvido um programa de formação continuada, no período de 2 meses e com duração de 2 horas semanais. A pesquisa envolveu 12 professoras, cuja idade varia de 33 a 50 anos, tempo de profissão apresenta uma média de 14 anos e tempo de instituição aproximadamente 4 anos.

Resultados:Todas as professoras têm especialização na área em que atuam. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semi-estruturada e o Memorial. Por meio da interpretação desses instrumentos foi possível identificar que a história de vida está diretamente relacionada à escolha pela profissão professor, assim como as influências exercidas na hora da escolha profissional, como a valorização profissional, a Influência familiar e a admiração por professores que fizeram parte de suas histórias.

Conclusões:Como destaque, os dados revelaram que por mais que o desejo inicial das professoras não fosse se tornar uma profissional da educação, com o passar do tempo ao atuarem na área, se encantaram e se identificaram como docentes, tendo a profissão professor incorporada em sua identidade.

Palavras-chave:Aprendizagem. História de vida. Professor. Formação continuada. Ensino Fundamental I.