Artigo

IMPRESSOS PARA EDUCAR A SOCIEDADE: A PRODUÇÃO DE MARIA JUNQUEIRA SCHMIDT NA IMPRENSA PERIÓDICA

BLANC, Camila1; ORLANDO, Evelyn De Almeida2;

Resumo

Introdução:A presente pesquisa situa-se com campo da história da educação, no qual se buscou por meio de estudo em periódicos catalogar fontes acerca das produções da intelectual católica Maria Junqueira Schmidt entre 1920 e 1980.

Objetivo:contribuir com a produção de fontes históricas para a produção da História da Educação, a partir de um mapeamento da produção da intelectual católica Maria Junqueira Schmidt na Imprensa periódica.

Metodologia:a pesquisa conta com os seguintes revisão de literatura, localização das publicações de Maria Junqueira Schmidt na Hemeroteca da Biblioteca Nacional, mapeamento dos dados encontrados e analise da trajetória da intelectual na impressa nacional.

Resultados:Nas décadas pesquisadas (1920-1980) foram encontradas notas em 95 jornais e revistas, destes um total de 13 jornais e revistas foram mapeados e catalogados sendo eles os que contavam com notas e publicações de autoria de Maria Junqueira Schmidt. Na sua primeira década de atuação no Brasil, buscou consolidar sua imagem como intelectual e produtora de conhecimento, envolvida nas redações de jornais e revistas da época, nesse período escreveu sobre os mais diversos temas, como contos, história geral e do Brasil, temas ligados à atuação das mulheres tanto socialmente quanto na politica, sobre o feminismo e temas ligados a Igreja Católica, após este período foi encontrada poucas publicações de sua autoria, em contra partida os jornais não deixavam de noticiar a sua atuação no campo educacional frente de cargos e como uma das percursoras dos cursos de orientação educacional e do Circulo de Pais.

Conclusões:Junqueira como se pode constatar teve uma forte atuação na história da educação brasileira, no entanto essa história ficou esquecida, mapear e catalogar as suas produções publicadas na imprensa nacional é a porta de entrada para colocar o seu nome na História da Educação Nacional.

Palavras-chave:História da educação. Maria Junqueira Schmidt. Orientação educacional. Intelectual Católica.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador