PERIÓDICOS CATÓLICOS ESCOLARES PARANAENSES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PRODUZINDO FONTES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CATÁLOGO DIGITA

CLARAS, Lucas Fingolo1; ORLANDO, Evelyn De Almeida2;

Introdução:Este trabalho foi desenvolvido dentro do campo da História da Educação e se constitui como uma contribuição para a área, na medida em que se buscou um conjunto de fontes de pesquisa, que será disponibilizado gratuitamente aos pesquisadores interessados. Esta é a segunda parte de uma pesquisa que resultará em um folheto que conterá a catalogação dos impressos pesquisados durante os dois anos de pesquisa do projeto. Os impressos constituem uma rica fonte de pesquisa para a História da Educação porque, tanto na elaboração de jornais como revistas, se “seleciona, ordena, estrutura e narra, de uma determinada forma, aquilo que se elegeu como digno de chegar até o público” (LUCA, 2005, p. 193), o que demonstra a importância da utilização de periódicos como fontes de pesquisa.

Objetivo:Esta pesquisa teve por objetivo o levantamento e a catalogação de impressos estudantis produzidos em escolas de Curitiba no período de 1916 até os dias de hoje. Essas fontes serão organizadas em um catálogo, ainda em construção.

Metodologia:Dentre os autores utilizados como referencial teórico-metodológico, destacam-se Alves (2013), Vidal (2008) e Luca (2005). Alves e Vidal discutem a forma como se é constituído o jornal estudantil, as notícias publicadas nele, as mãos que o produzem, e também sua circulação. Enquanto Luca (2005) serviu de base metodológica na análise dos impressos catalogados. Para a catalogação do material, tiramos fotos de todos os periódicos encontrados, também os sistematizamos e fizemos uma síntese de cada um. Utilizamos de base a análise metodológica passada por Luca (2005), sendo analisada a materialidade de impressos, o grupo ao qual pertenciam e o público alvo dos periódicos. Durante a catalogação foram visitadas apenas seis colégios em Curitiba, sendo um público, mas que é dirigido por irmãs religiosas.

Resultados:Ao todo foram catalogados 18 impressos, todos de escolas de Curitiba. Foram catalogados tanto jornais como revistas produzidas por alunos, professores e a própria escola.

Conclusões:ao longo da pesquisa, pudemos entender como os impressos foram utilizados como um veículo de comunicação entre os alunos, mas também como forma de propaganda do colégio de suas realizações, tendo em vista que os impressos de alguns colégios também circulavam entre os pais dos alunos. E também entendemos os impressos como fontes importantes para pesquisa, como indicado por Luca (2005) e Vidal (2008).

Palavras-chave:Impressos estudantis. Fontes históricas. História da Educação.