Artigo

AVALIAÇÃO DA REABSORÇÃO DENTÁRIA EM DENTES TRAUMATIZADOS COM RIZOGÊNESE INCOMPLETA POR MEIO DE RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS

ALMEIDA, Jordano Quearis de1; CARNEIRO, Everdan2;

Resumo

Introdução:A radiografia periapical representa o método de diagnóstico mais comumente utilizado para detectar a presença de reabsorções radiculares.

Objetivo:Investigar a presença ou ausência de reabsorção radicular (RR) em dentes com rizogênese incompleta e que sofreram trauma dentário utilizando radiografias periapicais.

Metodologia:Exames clínicos e diagnósticos de vitalidade pulpar foram registrados em 20 dentes de 16 pacientes durante 01 ano. 10 dentes de 8 pacientes foram incluídos na amostra da pesquisa. Estes pacientes realizaram os exames clínicos e de imagem visto que a vitalidade pulpar se apresentava negativa após o trauma dentário. Foram realizados exames radiográficos durante 12 meses, indicados conforme a necessidade de diagnóstico clínico. Na ausência de sinal clínico, o auxílio complementar da radiografia periapical convencional em três angulações foi conduzida para ajudar definir os tratamentos subsequentes. Os dados foram tabulados e a analisados.

Resultados:Após 1 ano de controle clínico e radiográfico, 4 dentes (40%) foram classificados como sucesso pois demonstraram desenvolvimento radicular, com aumento de 12,25% no comprimento, 6 dentes (60%) mantiveram o ápice aberto sem aumento do comprimento radicular quando comparado ao primeiro exame radiográfico. Destes 6 dentes, 4 apresentaram imagem sugestiva de RR e 2 permaneceram em controle clinico e radiográfico. Existe uma relação direta, mesmo na ausência clínica do teste de vitalidade positivo, da vitalidade da polpa e do aumento do comprimento radicular.

Conclusões:A presença de RR pode ser observada em radiografia periapical. As três angulações foram importantes pois o dente pode ser analisado com uma variação de 15 graus para mesial e distal, mostrando que a imagem radiolucida sugestiva de RR se repetia, descartando ser um artefato técnico.

Palavras-chave:Reabsorção radicular. Radiografia periapical. Rizogenese incompleta. Trauma dentário.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador