Artigo

AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA OPERAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA, PR

CECCON, Joao Guilherme1; OSTEN, Fabiana Bartalini Von Der2;

Resumo

Introdução:O ônibus é o transporte coletivo mais utilizado pela população, em grandes centros urbanos sua principal função é oferecer uma alternativa de transporte em substituição ao carro, visando à melhoria da qualidade de vida da comunidade mediante a redução da poluição ambiental, congestionamentos, acidentes de trânsito, necessidade de investimentos em obras viárias caras, consumo desordenado de energia, etc. O transporte público representa uma componente importante na qualidade de vida da população, que está diretamente relacionada à qualidade do ar, uma vez que a emissão de poluentes na camada atmosférica pode provocar danos não só a saúde, mas prejudicar a sustentabilidade do planeta.

Objetivo:Este trabalho tem como objetivo analisar as características operacionais entre quatro tecnologias de propulsão para ônibus utilizados no transporte público de Curitiba: o convencional a diesel, o híbrido com tração elétrica e motor à diesel para carregamento das baterias, o híbrido com dois motores paralelos e o elétrico.

Metodologia:O estudo apresenta comparação de emissões de poluentes, transporte de passageiros e custo por rodagem, para isto utilizou-se ferramentas para mensurar as emissões de poluentes (opacimetro de fluxo parcial para a opacidade e as planilhas do GHG Protocol para as emissões de dióxido de carbono) junto a cálculos utilizados para apresentar dados de custo por quilometro rodado e índice de passageiros transportados (IPK).

Resultados:Foi possível evidenciar a superioridade do veículo elétrico para as questões propostas por apresentar baixíssima emissão do poluente dióxido de carbono, não apresentar emissão de opacidade, possuir o menor custo por extensão percorrida assim como ser o qual menos consome combustível para se locomover. Não somente para os dados técnicos, mas também quanto a mobilidade sustentável, o veículo elétrico é a tecnologia que mais se enquadra para melhoria do transporte público de Curitiba.

Conclusões:

Palavras-chave:Veículo 1. Elétrico 2. Mobilidade 3. Sustentável 4.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador