Artigo

REFLEXÕES EM TORNO DO CONCEITO DE INTELECTUAL DE ANTONIO GRAMSCI

LANDGRAF, João Vitor1; PEREIRA, Fabio Inacio2;

Resumo

Introdução:A questão dos intelectuais recebe importante tratamento na obra de Antonio Gramsci (1891-1937). Na sua análise do desenvolvimento desigual do território italiano, no texto Alcuni temi della questione meridionale, ele lança um olhar crítico sobre a desigualdade entre as regiões do país, destacando a situação dos camponeses da Região Sul. Neste texto, encontra-se pela primeira vez, um elaborado tratamento sobre o tema dos intelectuais, definindo seu papel na construção da hegemonia e de um novo bloco histórico. Já no cárcere, Gramsci desenvolve e amplia o conceito de intelectuais, tratando-o sob a perspectiva da sua relação com as classes sociais.

Objetivo:O conceito de intelectual tem uma importância estratégica na sua concepção teórico-política. O presente trabalho tem como principal objetivo compreender as bases conceituais da questão dos intelectuais, a partir do contexto em que foi desenvolvido.

Metodologia:Para a realização de um trabalho que se propõe compreender bases conceituais do pensamento de um autor, considerou-se necessária a utilização do método hermenêutico, com o qual se acredita possível alcançar a compreensão do conceito de intelectuais.

Resultados:A análise das bases conceituais dos intelectuais resultou em um trabalho que gira em torno dos intelectuais como indivíduos “chave” dentro do processo de construção de consenso e hegemonia. O trabalho que Gramsci desenvolve em torno da questão serve para mostrar a principal função que os intelectuais exercem dentro das classes sociais.

Conclusões:A noção de intelectual não se encontrava nas atividades ou em seus atributos, ou seja, no fato de exercer atividades intelectuais, mas no papel ou função que exercia na sociedade. Em outras palavras, era na integração com o conjunto das relações sociais existentes em uma determinada sociedade que se encontrava, na visão de Gramsci, a explicação do que seja o intelectual.

Palavras-chave:Intelectuais. Hegemonia. Cultura. Antonio Gramsci.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador