Artigo

FATORES DE INFLUÊNCIA NA CONCEPÇÃO DE SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO EM ENTIDADES GOVERNAMENTAIS

BONITO, Juliana Andressa1; MOURA, Louisi Francis3; DESCHAMPS, Fernando2;

Resumo

Introdução:Independentemente de sua atuação, as organizações sem fins lucrativos precisam prestar contas à sociedade referente a administração de seu orçamento e da atuação de seus serviços. Contudo, não existe uma fórmula padronizada para a mensuração das atividades dessas organizações. Compreender e analisar o desenvolvimento de indicadores de desempenho melhora a eficiência dessas organizações e o atendimento a suas partes interessadas.

Objetivo:Investigar e compreender o desenvolvimento de indicadores de desempenho em organizações sem fins lucrativos, mapear as características e compreender quais fatores gerenciais estão associados aos órgãos estudados.

Metodologia:O estudo foi desenvolvido a partir da catalogação de artigos referente ao tema e análise dos autores relacionados. Com base na fundamentação teórica foram desenvolvidos questionários que foram utilizados nas entrevistas realizadas nas instituições. Com base nas informações adquiridas, realizou-se análise do perfil de cada organização para compreender como ocorre sua atuação, a medida de seus resultados e a gestão dessas informações.

Resultados:O trabalho resultou em informações relacionadas ao caráter gerencial de cada organização, compreendendo como é realizado seu plano de metas e seus indicadores de desempenhos. As organizações estudadas apresentam seus principais indicadores relacionados aos seus serviços prestados a comunidade em que está inserida, prestando contas aos seus beneficiários.

Conclusões:Os serviços das organizações governamentais são norteados por metas, desenvolvidas em conjunto com os membros relacionados, com o objetivo de aumentar o grau de serviço prestado com o orçamento de suas mantenedoras, seu retorno está relacionado com a quantidade de pessoas beneficiadas com seus serviços, tendo como retorno o bem social.

Palavras-chave:Medição de desempenho. Organizações sem fins lucrativos. Indicadores de desempenho.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador