AVALIAÇÃO DO FORAME MENTUAL EM TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS POR FEIXES CÔNICOS

MOZZER, Izabela1; SCHRODER, Angela Graciela Deliga3; REBELLO, Stephanie De Oliveira3; SILVA, Gisele Ruhle3; SILVA, Liza Ana Kelli Andrade Da3; SOUSA, Jordana Nogueira De3; WESTPHALEN, Fernando Henrique2;

Introdução:O forame mentual é uma estrutura anatômica que se apresenta na região dos pré-molares inferiores, sendo a sua correta identificação e localização pré-requisito para realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos com segurança. Os exames radiográficos bidimensionais convencionais apresentam diversas limitações quanto a avaliações de imagens e características anatômicas, dessa forma tem-se despertado grande interesse na tomografia computadorizada de feixe cônico.

Objetivo:Avaliar a forma e o aspecto do forame mentual, bem como sua localização anatômica no sentido supero-inferior e ântero-posterior em tomografias computadorizadas por feixe cônico de mandíbulas dentadas, bem como determinar a presença ou não da alça anterior

Metodologia:O presente estudo foi aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná sob o número 1.183.490. Foram avaliadas 300 tomografias computadorizadas por feixe cônico pertencentes ao cervo de uma clínica de imagem particular de Curitiba no período de janeiro/2015 a dezembro/2016. Foram incluídas na amostra imagens tomográficas que não apresentavam qualquer tipo de artefato que pudesse afetar a qualidade da imagem, bem como aquelas que não apresentaram erros técnicos de aquisição. Os critérios de exclusão foram ausência dos dentes pré-molares e molares (exceto terceiro molar) e presença de coroa protética nesses dentes. A interpretação das imagens tomográficas foi realizada por examinador devidamente calibrado, em ambiente escurecido e os dados submetidos a análise estatística.

Resultados:Dentre os pacientes, 187 eram do sexo feminino e 113 do sexo masculino, com idade média de 49,7 com a maioria dos pacientes entre 55 e 58 anos. O forame mentual apresentou-se simétrico e com a forma ovalada, entre o primeiro e o segundo pré-molar e abaixo do nível do ápice do segundo pré-molar. A alça anterior esteve presente somente em 16% das mandíbulas avaliadas.

Conclusões:Pode-se concluir que apesar do forame mentual apresentar-se simétrico, o mesmo tem variações na sua localização tanto ântero-posterior quanto súpero-inferior, as quais foram possíveis de serem identificadas com a tomografia computadorizada de feixe cônico, sendo a alça anterior pouco visualizada mesmo com o auxílio desse exame. Algumas referências anatômicas e dentárias, como o bordo inferior da mandíbula, a distância da linha média e a posição dos dentes no arco podem ajudar na sua localização.

Palavras-chave:Cone-Beam Computed Tomography, Mandible, Mental Foramen