Artigo

INCONTINÊNCIA FECAL EM MULHERES ADULTAS PERTENCENTES AO BAIRRO PORTÃO DA CIDADE DE CURITIBA, PR

GOOLKATE, Regina Maria1; MEYER, Fernando2;

Resumo

Introdução:A Incontinência Fecal (IF) trata-se de uma condição incapacitante social e psicologicamente que afeta mulheres pelo mundo. A real prevalência da IF na população é de difícil determinação, variando de 1,4 ate 19,5 %. Muitas vezes a IF é subdiagnosticada, pela dificuldade que os pacientes e os médicos tem e transcorrer sobre o assunto. Poucos estudos focam apenas nas mulheres acima de 40 anos.

Objetivo:este estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de Incontinência Fecal e identificar possíveis fatores associados a IF em mulheres acima de 40 anos. Realizou-se estudo tranversal com 182 mulheres, usuárias do ambulatório acadêmico da PUCPR.

Metodologia:Foram avaliadas características sociodemográficas e clícicas com análise descritiva das mesmas. Também foi aplicado questionário ICIQ-SF(International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form) validado para o português para estimar prevalência de IF, e classificar intereferência na vida diária. Análises bivariada e multivariada foram utilizadas para estudar a associação entre a IF e seus possíveis determinantes, empregando-se a razão de prevalência. O intervalo de confiança foi fixado em 95%.

Resultados:A média de idades foi de 55,2 anos, ± 8,5 anos( variação de 40-83 anos). A prevalência de IF foi de 2,7%, sendo que a maioria das incontinentes referiu interferência na vida diária como muito severa. Após análise bivariada, a Idade em anos das pacientes(p<0,001; RP:1,16; IC 95%: 1,05-1,27) número de filhos( p= 0,046; RP 2,21, IC95%:1,41-3,46) e número total de partos( p= 0,045; RP: 2,06; IC95% 1,32-3,21) foi associado a IF.

Conclusões:A prevalência de IF em mulheres acima de 40 anos, neste estudo, foi baixa. Os resultados sugerem que quando presente, foi em sua maioria muito severa, possivelmente afetando em muito qualidade de vida das pacientes. Faz- se necessário novos estudos para uma busca ativa destas pacientes, visando uma melhora na qualidade de vida. Os antecedentes idade, número de filhos e número total de partos foram associados a IF.

Palavras-chave:Incontinência fecal. Mulheres. Condição social.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador