Artigo

REDUÇÃO DO PESO CORPORAL APÓS A FULGURAÇÃO COM PLASMA DE ARGÔNIO EM PACIENTES SUBMETIDOS AO BYPASS-GÁSTRICO COM REGANHO DE PESO

ROCHA, Mariana Alves da1; IVANO, Flavio Heuta2;

Resumo

Introdução:A obesidade é uma doença crônica na qual a prevalência vem aumentando rapidamente no mundo, sendo considerada atualmente uma epidemia. O excesso de peso corporal é fator de risco doenças cardiovascular, câncer, diabetes mellitus entre outras. O IMC é uma ferramenta que vem sendo utilizada para medir a gordural corporal. O manejo da obesidade envolve a manutenção de um estilo de vida saudável e, se não suficiente, cirurgia se houver indicação, sendo o bypass gástrico com Y de Roux a técnica mais utilizada. Caso haja “reganho” de peso, a redução do diâmetro da anastomose com plasma de argônio tem sido indicada.

Objetivo:O presente estudo tem como objetivo avaliar a redução do peso corporal após a fulguração com argônio seriado nos pacientes previamente submetidos ao bypass gástrico com reganho de peso.

Metodologia:Foram selecionados prontuários de pacientes atendidos no Hospital Sugisawa entre 2010 e 2016 que preenchiam os critérios para idade superior a 18 anos, de ambos os sexos e portadores de obesidade submetidos ao bypass gástrico com posterior fulguração com argônio. Os critérios de exclusão foram menos de duas sessões de fulguração e prontuário incompleto. A amostra final foi composta por 26 pacientes. Os dados obtidos foram organizados numa planilha e submetidos à avaliação estatística.

Resultados:A média de idade foi de 37 anos e o peso mínimo atingido após a cirurgia foi de 70,2 kg. Com o reganho de peso, na primeira sessão endoscópica, esses pacientes apresentaram uma média de peso de 86,7 kg. Conforme as sessõs subsequentes, a média dos pesos foi de 83,2, 85,9, 84,8, 85,5 e 87kg, respectivamente. Já na avaliação do IMC, a redução foi de 32,4, 31,2, 31,8, 30, 29,5 e 29kg/m² respectivamente.

Conclusões:Tais resultados comprovam que o procedimento com argônio é efetivo na redução do reganho de peso desde que o paciente associe uma reeducação alimentar e exercícios físicos regulares à sua rotina.

Palavras-chave:Bypass gástrico. "Reganho" de peso. Fulguração com plasma de argônio.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador