APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA NA EVOLUÇÃO DO PROCESSO COMUNICACIONAL: ESTUDO DE CASO

CATINE, Nicollie Beatriz Rodrigues1; CECATTO, Denise3; MOGNON, Francieli2;

Introdução:A comunicação interna consiste no relacionamento da empresa com o seu público interno, essa área da comunicação é considerada importante pois a instituição não funcionaria sem os seus colaboradores. Sendo assim, é necessário que o público interno esteja informado e envolvido com a marca, para que o se desempenho seja maior. Existem inúmeras plataformas que auxiliam esse relacionamento, mas nem todas se encaixam no perfil da empresa, por esse motivo é necessário observar qual a mensagem que deseja ser transmitida e o perfil do público que irá recebe-la, pois dessa forma a mensagem será passada e recebida com êxito, evitando rumores e desentendimentos dentro do local de trabalho.

Objetivo:Esse estudo de caso tem como objetivo analisar as ferramentas utilizadas na comunicação interna de uma instituição. O objeto de estudo desse projeto é a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por meio de uma análise de dados de materiais de comunicação da instituição poderá ser observado a forma como a instituição aplica os instrumentos de comunicação.

Metodologia:e acordo com o plano de origem seria realizado uma investigação inicial a partir de um questionamento se a instituição possui uma área destinada à comunicação com seus funcionários e qual era a preocupação da mesma em atingir esse público. Após esse questionamento foi observado os modelos adotados pela instituição com o intuito de examinar qual é o papel da comunicação interna e a sua importância. Após um debate com a orientadora do projeto, a instituição escolhida para o estudo de caso foi a Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. A escolha foi baseada na relevância da instituição perante às outras universidades presentes no país.

Resultados:A PUCPR possui um grande setor de comunicação e através dos materiais digitais analisados foi possível notar que o seu principal objetivo é atingir o seu público interno, seja alunos ou professores, de forma rápida e com clareza. Foi observado que os materiais tanto de eventos como de projetos foram disponibilizados de inúmeras formas, com isso podemos declarar que de alguma forma o público alvo foi atingido pois eles foram distribuídos pela universidade direta e indiretamente, por meio de banners, pôster, plano de fundo para o desktop do computador e também por email marketing, site da universidade, panfleto.

Conclusões:A PUCPR foi o objeto de estudo desse projeto e por meio da análise feita com base nos dados disponibilizados foi possível atingir o objetivo de entender como funciona o relacionamento da instituição com o seu público e de que forma ela mantém esse contato, ou seja, por meio dos instrumentos escolhidos pela universidade foi observado que houve uma análise do perfil do público e dos objetivos que a instituição gostaria de atingir em cada evento, projeto ou atividade

Palavras-chave:Comunicação interna. Instituição. Relacionamento. Ferramentas. público interno.