Artigo

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE POPULAÇÕES DE PRATYLENCHUS BRACHYURUS EM DIFERENTES LOCALIDADES E HOSPEDEIROS

RAMOS, Diego Didone1; PILGER, Bruna Isadora3; JUNIOR, Olair Coradi3; ALEIXO, Valdemir3; STANGARLIN, José Renato3; BARROS, Diana Cristina Ferreira De3; PETERS, Francielle Fiorentin2;

Resumo

Introdução:O nematoide das lesões radiculares, Pratylenchus spp., é considerado um patógeno importante e limitante à produção de diversas culturas em muitos países. Estimativas apontam que os danos ocasionados por nematoides em termos mundiais, são de aproximadamente 12% na produção agrícola e prejuízo de 125 bilhões de dólares anualmente, prejudicando a agricultura não somente em quantidade, reduzindo as colheitas, mas também promovendo perdas qualitativas, além de reduzir o uso do solo, limitando sua produtividade e prejudicando o ambiente com o uso de defensivos.

Objetivo:O presente trabalho teve como objetivo caracterizar morfometricamente populações de Pratylenchus brachyurus provenientes de diferentes localidades e hospedeiros.

Metodologia:Foram obtidos 4 populações de P. brachyurus de 3 municípios do Paraná, posteriormente extraídos por meio da técnica de Jenkins (1964). Após a extração dos nematoides, estes foram multiplicados em cilindros de cenoura, a fim de verificar as características morfométricas das populações coletadas. Após 90 dias os nematoides foram extraídos dos cilindros de cenoura e utilizados no preparo de montagens temporárias em lâminas de vidro a fim de se analisar morfologicamente cada população. As variáveis morfológicas analisadas foram: comprimento do corpo, maior largura do corpo, comprimento do estilete, comprimento do esôfago e da cauda. Em seguida, foram determinadas as relações corporais designadas: a (comprimento do corpo dividido pela maior largura), b (comprimento do corpo dividido pelo comprimento do esôfago), c (comprimento do corpo dividido pelo comprimento da cauda) e V% (distância da extremidade anterior do corpo à vulva, expressa em números percentuais em relação ao comprimento do corpo).

Resultados:Os valores das características morfométricas de todas as populações estudadas foram semelhantes a P. brachyurus.

Conclusões:De acordo com os estudos morfométricos realizados, pode-se concluir que todas as populações analisadas são da espécie P. brachyurus.

Palavras-chave:Morfometria. Identificação. Nematoides das lesões.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador