Artigo

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE POPULAÇÕES DE PRATYLENCHUS BRACHYURUS

Pilger, Bruna Isadora1; RAMOS, Diego Didone3; JUNIOR, Olair Coradi3; ALEIXO, Valdemir3; STANGARLIN, José Renato3; BARROS, Diana Cristina Ferreira De3; PETERS, Francielle Fiorentin2;

Resumo

Introdução:As espécies de Pratylenchus são referidas genericamente, como “nematóides das lesões radiculares” devido aos sintomas na forma de lesões necróticas que causam nas raízes de seus hospedeiros. No Brasil e no mundo, esses fitonematoides ocupam o segundo lugar em importância econômica, sendo superados, apenas, pelos nematóides das galhas (Meloidogyne spp.).

Objetivo:Dessa forma, o principal objetivo do presente estudo foi caracterizar morfometricamente populações de Pratylenchus brachyurus, coletados nas raízes de milho nos Estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, Brasil

Metodologia:Após a obtenção das amostras, foi realizada a extração de nematóides por meio da técnica de Jenkins (1964) e realizado a montagem temporária de lâminas de vidro, seguida das identificações morfométricas para identificação específica com base no exame microscópico em comparação com características morfométricas observadas descritas na literatura. As variáveis morfométricas utilizadas para mensurações foram: comprimento do corpo, maior largura do corpo, comprimento do estilete, comprimento do esôfago e da cauda. Em seguida, foram determinadas as relações corporais designadas: a (comprimento do corpo dividido pela maior largura), b (comprimento do corpo dividido pelo comprimento do esôfago), c (comprimento do corpo dividido pelo comprimento da cauda) e V% (distância da extremidade anterior do corpo à vulva, expressa em números percentuais em relação ao comprimento do corpo).

Resultados:Os valores das características morfométricas de todas as populações estudadas foram semelhantes a P. brachyurus.

Conclusões:Os valores das características morfométricas de todas as populações estudadas foram semelhantes a P. brachyurus.

Palavras-chave:Nematóide das lesões, Identificação, Características, Morfometricamente.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador