Artigo

ENSAIOS DE SINTERIZAÇÃO A LASER PARA APLICAÇÕES EM ÓRTESES DE MEMBROS SUPERIORES

REOLON, Luca Watanabe1; AMORIM, Fred L.2;

Resumo

Introdução:A Manufatura Aditiva (MA) é um processo de fabricação que, ao contrário da manufatura convencional, é realizado a partir da adição de material. Dentre as tecnologias MA, a sinterização a laser destaca-se como potencial alternativa na produção de geometrias complexas, através de modelos computacionais, devido à sua capacidade de gerar modelos complexos e a variedade de materiais que podem ser utilizados, desde polímeros até compósitos.

Objetivo:Este trabalho teve por objetivo verificar a influência dos parâmetros de sinterização (espessura de camada, velocidade do laser, densidade de energia e distância entre linhas) nas peças sinterizadas a laser. Para esse estudo foram fabricadas de acordo com o método DOE (Design of Experiments) corpos de prova com parâmetros conhecidos. Foram realizados ensaios de caracterização do polímero (FTIR e MEV) e ensaios mecânicos (ensaio de tração, rugosidade, densidade) para o estudo das propriedades.

Metodologia:Órteses e próteses são dispositivos usados para auxiliar na reabilitação de pacientes que tenham sofrido algum trauma, doença ou que apresentam algum tipo de deficiência. As órteses caracterizam-se por auxiliar e/ou corrigir um sistema locomotor, exercendo grande importância na recuperação e bem-estar do paciente. Portanto, devem desempenhar uma série de requisitos funcionais, de conforto e de estética, de modo que a adequação do paciente a órtese seja a melhor possível. O processo de fabricação destas órteses personalizadas é artesanal, baseado em uma abordagem de “tentativa e erro” e dependendo significativamente da habilidade do artesão em confeccionar a órtese. Desta maneira, a MA aparece como uma alternativa de fabricação a técnica convencional, pois proporciona a obtenção de um componente que pode ser totalmente personalizado, atendendo os requisitos específicos de cada paciente e em um tempo menor de produção.

Resultados:Os resultados mostraram que para valores baixos para o parâmetro densidade de energia resultaram em corpos de prova com propriedades mecânicas superiores e com menor distorção dimensional em relação às demais.

Conclusões:Conclui-se, portanto, que o parâmetro densidade de energia é o que exerce maior influência nas propriedades mecânicas das peças produzidas por sinterização a laser.

Palavras-chave:Manufatura aditiva. Sinterização a laser. Polímero. Órteses.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador