Artigo

AVALIAÇÃO DE ÓLEOS DE SOJA COM DIFERENTES ORIGENS NA PRODUÇÃO DO BIODIESEL VIA ROTA ETÍLICA E METÍLICA

LIMA, Maria Paula Chagas1; MARTIM, Emerson3; PEREIRA, Fulvy Antonella Venturi2;

Resumo

Introdução:O biodiesel é obtido a partir de uma reação de transesterificação de triglicerídeos, encontrados em gorduras animais ou vegetais, com álcool na presença de um catalisador. É uma alternativa energética ao diesel mineral capaz de reduzir as emissões de dióxido de carbono, enxofre e poliaromáticos, e minimizar os problemas ambientais atualmente enfrentados.

Objetivo:O presente estudo teve como objetivo avaliar a produção de biodiesel utilizando óleos de soja com diferentes índices de acidez (virgem e residual), pela rota etílica e metílica, e também caracterizar o biodiesel obtido em relação a parâmetros físico químicos estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Metodologia:Foram produzidos biodieseis a partir de óleo virgem e residual, pelas rotas etílica e metílica. Visando melhorar a qualidade do produto final, realizaram-se otimizações com o intuito de obter maior rendimento na reação de transesterificação, e adequar as propriedades físico-químicas do biodiesel aos padrões especificados pela ANP. Realizou-se um planejamento fatorial 22 em torno de um ponto central para cada rota, com o intuito de estudar as condições ótimas de produção de biodiesel. Analisou-se a influência da quantidade de catalisador, e da razão volumétrica óleo: álcool (metanol ou etanol), mantendo constante o volume de óleo utilizado e o tempo de reação.

Resultados:As amostras que apresentaram maior rendimento foram as com maior razão volumétrica óleo: álcool, sendo a conversão em éster maior para óleo virgem do que para óleo residual. Obteve-se um rendimento de cerca de 97,98 % e 96,62 % para as rotas metílica e etílica, respectivamente. As características físico-químicas foram satisfatórias para as amostras obtidas pelas duas rotas.

Conclusões:Em virtude dos aspectos mencionados e dos resultados obtidos, é possível concluir que o biodiesel é uma alternativa viável para os combustíveis derivados de petróleo.

Palavras-chave:Biodiesel. Rota Metílica. Rota Etílica. Óleo de soja.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador