Artigo

PURIFICAÇÃO DE GLICEROL OBTIDO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

FALKOWSKI, Marcio Vinicius1; MARTIM, Emerson3; PEREIRA, Fulvy Antonella Venturi2;

Resumo

Introdução:O tratamento do glicerol bruto oriundo da produção de biodiesel ajuda na diminuição do volume de resíduos gerados no processo e consequentemente dos impactos ambientais, mas tem como principal benefício o aumento da viabilidade econômica do biocombustível. O glicerol purificado possui diversas aplicações na indústria médica, farmacêutica e de alimentos, e por isso estão sendo feitos consideráveis esforços no desenvolvimento de um processo simples e de baixo custo para a purificação deste subproduto.

Objetivo:Este trabalho avalia os resultados de melhorias propostas para a metodologia previamente desenvolvida pelo grupo de pesquisa, a qual consiste em um processo de hidrólise ácida seguida de neutralização e remoção de resíduos, lavagem com etanol para precipitação e remoção de sais inorgânicos, recuperação do etanol por destilação e processos de adsorção utilizando resinas de troca iônica e carvão ativado.

Metodologia:As melhorias foram determinadas através de revisão bibliográfica sobre o tema, baseando-se nos experimentos que obtiveram sucesso no tratamento do glicerol bruto e foram testadas a partir de um planejamento experimental que englobou três fatores: a proporção etanol:glicerol na lavagem com solvente polar, a massa de resinas de troca iônica e o tempo de contato na etapa de adsorção. O processo foi qualificado em relação ao rendimento, avaliando a recuperação de glicerol, enquanto as amostras foram caracterizadas em relação a coloração e aos teores de glicerol e de cinzas.

Resultados:O melhor resultado obtido se deu pela utilização da menor proporção de etanol estudada, juntamente com a menor massa de resinas e maior tempo de contato na adsorção, resultando em uma solução de glicerol com pureza de 76,00 ± 0,58, com uma melhora considerável na coloração e redução no teor de cinzas.

Conclusões:Com os dados obtidos foi possível elencar comparativamente os efeitos dos fatores estudados e os resultados podem servir como ponto de partida para novas pesquisas acerca do tema.

Palavras-chave:Glicerol. Purificação. Biodiesel. Resíduos. Adsorção.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador