AVALIAÇÃO DA ADSORÇÃO COM CARVÃO ATIVADO NO TRATAMENTO DA ÁGUA DO RIO BELÉM

ASSIS, Nadine de1; PEREIRA, Fulvy Antonella Venturi2;

Introdução:Considerado um dos rios mais importantes para a cidade de Curitiba, o Belém é hoje, o que possui a qualidade de suas águas mais comprometida devido à alta carga de poluição orgânica, causada principalmente pelo despejo irregular de esgoto doméstico. Levando em conta a relevância do rio para capital, já que corta a toda a cidade, passando por importantes bairros, é fundamental que suas águas possuam uma qualidade compatível com seu significado. Por isso, métodos de tratamento de água se fazem tão importantes.

Objetivo:Este trabalho apresenta um método de tratamento dito de ciclo completo somado a adsorção com carvão ativado que se dá na etapa de filtração, de forma que seja possível melhorar a qualidade da água

Metodologia:Para o tratamento, a água bruta coletada do rio Belém, teve seu pH inicial ajustado para então ser coagulada, floculada, filtrada e desinfetada por adição de hipoclorito da cálcio, sendo avaliados também o pH, concentração ideal de coagulação e tempo de contato entre a água e o adsorvente, além de testadas diferentes proporções de areia e carvão na filtração.

Resultados:Foram caracterizadas as amostras bruta e tratada de água, principalmente quanto ao pH, turbidez e DBO, obtendo como melhores resultados as amostras tratadas com maior quantidade carvão, alcançando demandas bioquímicas de oxigênio menores que 1,0 e pH e turbidez dentro dos permitidos para consumo humano.

Conclusões:Com o estudo e com as modificações propostas, foi possível perceber que o carvão ativado é um importante meio filtrante no tratamento de água devido a sua alta capacidade de reter impurezas, neste caso, principalmente as de origem orgânica, visto que a demanda bioquímica de oxigênio sofreu uma redução expressivas nas amostras tratadas, quando comparadas a amostra inicial.

Palavras-chave:Rio Belém. Tratamento de Água. Carvão Ativado. Coagulação.