Artigo

PROCESSAMENTO DE IMAGENS NA AVALIAÇÃO DOS PADRÕES DE MARCHA HUMANA

XERFAN, Lucienne Trindade1; RUDEK, Marcelo2;

Resumo

Introdução:Com o aumento da expectativa de vida promovido pelo desenvolvimento científico, técnicas para análise de doenças que reduzem a capacidade locomotora e/ou capacidade cognitiva precisaram e ainda precisam ser estudadas a fim de manter ou contribuir para a qualidade de vida.Devido a grande quantidade de dados de cada ponto de pressão dos pés, foi realizado um estudo sobre o cálculo de ângulos referente às imagens dessas pegadas, a fim de reduzir o volume de dados a serem analisados.

Objetivo:O trabalho de pesquisa contribui com o processo de análise de padrões de marcha, promovendo uma forma de extrair atributos geométricos das imagens das pegadas obtidas durante a caminhada de um indivíduo. Dessa forma, o objetivo principal é desenvolver um método para extração de ângulos das retas direcionais dos centros de pressão do pé, a fim de usá-las para comparação na busca por parâmetros.

Metodologia:O dispositivo GaitRite foi usado para aquisição de dados da pesquisa, o qual consiste em um tapete de sensores de pressão que conforme o paciente caminha sobre, ele cria um mapa de contato com os pés, fazendo um gráfico com cores de onde a pressão é maior ou menor. Após a análise sobre as planilhas de dados obtidas de cada protocolo de exame, foi identificado que as coordenadas dos centros do calcanhar e do metatarso estavam bem identificados no conjunto de dados. Assim, pode ser obtido uma linha reta que possui um módulo e uma direção.

Resultados:Foi elaborado o algoritmo para encontrar estes valores e calcular o ângulo de inclinação da reta em relação ao sistema de eixos. Todos os ângulos calculados foram armazenados em arquivo no formato ASCII de forma que possam ser facilmente recuperados por outros aplicativos.

Conclusões:Os valores de módulo e direção parecem se manter semelhantes para um mesmo indivíduo. Os resultados do presente estudo ainda são preliminares, mas apontam para uma direção do estudo de técnicas na avaliação do padrão da marcha humana que aproveitam as ferramentas computacionais e métodos de engenharia. Dar prosseguimento a pesquisa é de suma importância tendo em vista sua finalidade de cunho social em relação ao envelhecimento da população mundial.

Palavras-chave:Análise de Marcha. Padrões. Centros de pressão.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador