Artigo

EFICACIA “IN VITRO” DE ECTOPARASITICIDAS EM ASSOCIAÇAO A REGULADORES DO CRESCIMENTO NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO RHIPICEPHALUS SANGUINEUS

MORES, Maria Cecilia Pianaro1; SOUZA, Francinea3; OLIVEIRA, Jeniffer Caroline De3; BECHARA, Gervasio Henrique2;

Resumo

Introdução:Rhipicephalus sanguineus, é a espécie de carrapato mais próxima aos proprietários de cães. Em ambientes com temperatura e umidade adequadas esses animais invertebrados conseguem realizar até quatro ciclos completos ao ano. Sendo eles trioxênicos, esporadicamente podem utilizar humanos como hospedeiros apesar de existirem poucos relatos desse parasitismo no Brasil. De qualquer forma, os carrapatos constituem um problema de saúde pública, visto que são capazes de transmitir os biopatógenos de zoonoses tais como a Babesiose, Erliquiose e Febre Maculosa. O controle dessa espécie é realizado principalmente por meios químicos, sendo o Fipronil o princípio ativo que está presente em vários produtos comerciais, tanto de forma isolada quanto em associações. No entanto, relatos de resistência do carrapato do boi Rhipicephalus microplus ao princípio ativo levam a crer que o carrapato vermelho do cão também pode apresentar resistência à diferentes fármacos.

Objetivo:Assim, objetivou-se realizar testes de susceptibilidade do R. sanguineus a diferentes ativos e posteriormente em associação com reguladores do crescimento.

Metodologia:Para tanto, realizou-se, em triplicata, o teste do pacote de larvas (TPL) submetidas ao Fipronil. As concentrações utilizadas do produto foram diluições da dose comercia (0,25 ppm; 0,50 ppm; 1,0 ppm e 2 ppm) em água destilada e dimetilsulfóxido 100% (DMSO).

Resultados:Os pacotes com as diferentes concentrações de Fipronil apresentaram mortalidade de 100% de larvas de R. sanguineus nos três testes realizados. Todavia, os grupos controles (sem o Fipronil) apresentaram alta mortalidade, de 66,7% e 100%, respectivamente em água destilada e DMSO.

Conclusões:Conclui-se que durante a realização dos testes podem ter ocorrido erros que levaram a resultados inconclusivos. Porém, o presente estudo foi importante para que futuros projetos o tomem como base e se evitem os mesmos erros.

Palavras-chave:Rhipicephalus sanguineus. Fipronil. Resistência. TPL.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador