AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA EFICÁCIA "IN VITRO" DE ECTOPARASITICIDAS EM ASSOCIAÇÃO A REGULADORES DO CRESCIMENTO NO CONTROLE DE PULGAS CTENOCEPHALIDES FELIS FELIS

OLIVEIRA, Jeniffer Caroline de1; SOUZA, Francinea3; MORES, Maria Cecilia3; BECHARA, Gervasio Henrique2;

Introdução:O carrapato do boi Riphicephalus (Boophilus) microplus pertence à classe Arachnida, ordem Acari e família Ixodidae. É um ectoparasito monoxênico por exigiir apenas um hospedeiro para completar seu ciclo de vida, que compreende três estágios: larvas, ninfas e adultas. Tem sido bastante estudado no Brasil e outros países neotropicais por transmitir aos bovinos os patógenos da tristeza parasitária bovina e por apresentar resistência a diversos princípios ativos acaricidas, causando assim prejuízos econômicos e sanitários à pecuária nacional, daí a necessidade de seu combate. O controle do R. (B.) microplus tem sido feito com o emprego de acaricidas químicos sintéticos.

Objetivo:Neste projeto é avaliada a eficácia in vitro do fipronil sobre adultas semialimentadas (partenóginas) e do espinosade e imidaclorido sobre larvas do carrapato do boi R. (B.) microplus.

Metodologia:Para tanto empregou-se dois bioensaios in vitro, os testes de imersão de adultas em fipronil e o do pacote de larvas expostas ao espinosade ou imidacloprido. Foram utilizadas diferentes concentrações dos produtos com base nas recomendações dos fabricantes.

Resultados:Apesar dos fármacos terem causado 100% de mortalidade de adultas e larvas de carrapato respectivamente, todavia os grupos controles também apresentaram alta mortalidade em água destilada e dimetil sulfóxido (DMSO), diluentes dos fármacos.

Conclusões:Conclui-se que durante a realização dos testes podem ter ocorrido possíveis erros que levaram a esses resultados inesperados. Porém, de todo modo o presente estudo foi importante para que futuros projetos o tomem como base e se evitem os mesmos erros.

Palavras-chave:Rhipicephalus (B.) microplus. Espinosade. Imidacloprido. TIA. TPL.