Artigo

MOVIMENTOS ESTRATÉGICOS DO COOPERATIVISMO AGROPECUÁRIO

GABRIEL, Daniela1; LIMA, Mariana Aparecida De3; MARTINS, Gilson2;

Resumo

Introdução:O agronegócio possui uma grande participação no Paraná, responde por mais da metade do PIB estadual e por cerca de 185 de toda a safra brasileira. Porém, para alcançar todos estes números, grandes investimentos foram e são feitos. Dentro deste âmbito, as cooperativas buscam práticas lucrativas e inovadoras para se manter no mercado e competir com as empresas tradicionais.

Objetivo:A pesquisa tem por objetivo estudar os principais movimentos estratégicos de crescimento das cooperativas agropecuárias, por meio de um estudo documental sobre as movimentações estratégicas das cooperativas agropecuárias, os principais objetivos estratégicos e desafios para o crescimento econômico das cooperativas.

Metodologia:A pesquisa se deu por meio de estudos sobre o tema, a participação das cooperativas no estado e no país, seus planos e estratégias, seguido por modelos de crescimento e investimento, os quais foram utilizados para a análise, fundamentada no método Análise de Conteúdo, dos materiais referentes ao processo de movimentos estratégicos apresentados pelas cooperativas agropecuárias.

Resultados:As cooperativas se baseiam em sete princípios norteadores, que são alicerces para elas e guias de como se dá um bom funcionamento e gestão da cooperativa. Organizadas, surgem órgãos e programas que regulam e ajudam a organizar o crescimento das mesmas, um exemplo desses programas é o Paraná Cooperativo 100 (PRC 100) um planejamento estratégico com metas para as cooperativas até 2020, objetivando crescimento e maior participação no mercado, dentre outros fatores. Com a análise documental, percebe-se que o maior grau de investimento das cooperativas objetiva o crescimento vertical, ou seja, a produção de todo o ciclo do produto.

Conclusões:As cooperativas agropecuárias apresentam significativa participação no cenário nacional e estadual, têm tendências de crescimento e se encontram organizadas e com objetivos fixos para consegui-lo. Possuem desafios, porém, estão embasadas em estratégias solidas e viáveis para alcançar os objetivos estabelecidos.

Palavras-chave:Cooperativas agropecuárias. Agronegócios. Práticas lucrativas e inovadoras.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador