INDICADORES DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS E DO AGRONEGÓCIO DO ESTADO DO PARANÁ

LIMA, Mariana Aparecida De1; GABRIEL, Daniela3; MARTINS, Gilson2;

Introdução:Levando em conta que as cooperativas são responsáveis por agir nas mais diversas áreas, atuando principalmente nas dimensões social e econômica, um sendo consequência do outro. As cooperativas agropecuárias são responsáveis por grande parte das exportações realizadas pelo Brasil. As cooperativas são consideradas importantes instrumentos de difusão de tecnologias e apoio empresarial aos produtores rurais paranaenses, facilitando o crédito rural, a armazenagem e comercialização, contribuindo para levar o Paraná à liderança nacional na produção e produtividade.

Objetivo:Estudas os principais indicadores do crescimento das cooperativas agropecuárias com foco no cooperativismo paranaense.

Metodologia:A etapa inicial dessa pesquisa consistiu em dois Objetivo(s): (1) Pesquisa documental do plano PRC100, planejamento das cooperativas paranaense; (2) pesquisa bibliográfica nacional.

Resultados:O Estado do Paraná destaca-se como grande produto e exportador brasileiro no segmento do agronegócio, principalmente da cadeia produtiva da soja. Em 2013, exportações do complexo de soja somaram 801.61 milhões de dólares em Papel e celulose totalizaram 6.150 bilhões de dólares, correspondendo a 33,72% do total das exportações paranaenses. A importância do agronegócio na visão econômico é demonstrada através do fornecimento de matérias primas e produtos para atender a demanda de bens e serviços da população. Assim temos o fornecimento de produtos alimentícios, algodão da confecção de roupas, celulose para a indústria de papel. Assim temos alguns exemplos da importância da cadeia produtiva do agronegócio. Na questão social, contribui para geração de emprego e renda, visto que a maior parte do processo produtivo do agronegócio é intensivo em mão de obra.

Conclusões:O cooperativismo agropecuário como o agronegócio prestam considerável contribuição à sociedade. As cooperativas agropecuárias têm grandes efeitos sobre o desenvolvimento regional, devido a suas características de preocupação com a sociedade, presença em localidades onde outras instituições agropecuárias não estão facilitação o desenvolvimento de muitas cidades e áreas rurais, tem crescente relevância também nos centros urbanos como mecanismo alternativo para trabalhadores de pequenas cidades. É reconhecidamente um instrumento com excelente potencial para o desenvolvimento regional.

Palavras-chave:Cooperativas agropecuárias. Agronegócios. Produtores rurais.