Artigo

COLABORAÇÃO NO PROJETO DE PESQUISA: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE MÉDICOS PLANTONISTAS E DE MÉDICOS QUE ATUAM EM HORÁRIOS REGULARES

ZAPPONE, Vitoria Yaegashi1; MINHOTO, Gisele Richter2;

Resumo

Introdução:Os trabalhadores da área de saúde que muitas vezes trabalham em regime de plantão no período noturno, podem ter a saúde e a qualidade do seu desempenho laboral prejudicada pela privação do sono.

Objetivo:Comparar a qualidade do sono de médicos plantonistas com médicos que atendem somente em consultórios e verificar como e quanto estas diferentes formas de exercer a Medicina interferem na qualidade de vida.

Metodologia:Estudo de abordagem quantitativa, observacional, com delineamento de corte transversal. Foi realizado a partir de um questionário semiestruturado foi multidimensional aplicado online pela plataforma Qualtrics® e composto por: Questionário de Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, Questionário de Qualidade de Vida SF-36 e um questionário sobre questões relacionadas ao trabalho e formação dos participantes.

Resultados:Dos 101 respondentes, a comparação para o tempo de formado, tempo de plantão e quantidade de plantões por semana com a qualidade de sono boa, ruim ou com presença de distúrbio do sono não apresentou significância estatística (p>0,05). Para todos os domínios do Questionário de Qualidade de Vida SF-36 foi encontrada diferença significativa (p<0,05) entre as classificações de qualidade do sono de Pittsburgh.

Conclusões:Concluiu-se que os principais resultados do presente estudo viabilizam a elaboração de ações e estratégias individuais e institucionais para que a qualidade do sono seja menos afetada possível. Concluiu-se que os principais resultados do presente estudo viabilizam a elaboração de ações e estratégias individuais e institucionais para que a qualidade do sono seja menos afetada possível.

Palavras-chave:Qualidade de sono. Qualidade de vida. Médicos plantonistas. Trabalho em turno.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador