ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O PERFIL DO EMPRESÁRIO DA REGIÃO DE MARINGÁ, PR

SILVA, Rhayza Rodrigues da1; SUZUKI, Gislaine Aparecida2;

Introdução:No dia 13 de abril de 2016, a Serasa Experian publicou que no mês de março do mesmo ano, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 60 milhões. Isso é apenas mais um dado do quanto é importante a educação financeira praticamente inexistente em colégios e pouco comentada nas Universidades. Dessa forma, fica evidente a necessidade de uma reflexão sobre o tema, tão relevante, como a educação financeira na vida dos jovens. Este tema proporcionou um estudo do perfil do jovem maringaense, em especial o empresário que de acordo com estudos pelo SEBRAE e SERASA, o índice de mortalidade de empresas por falta de planejamento e o número de brasileiros endividados respectivamente, cresce a cada ano. No dia 13 de abril de 2016, a Serasa Experian publicou que no mês de março do mesmo ano, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 60 milhões. Isso é apenas mais um dado do quanto é importante a educação financeira praticamente inexistente em colégios e pouco comentada nas Universidades. Dessa forma, fica evidente a necessidade de uma reflexão sobre o tema, tão relevante, como a educação financeira na vida dos jovens. Este tema proporcionou um estudo do perfil do jovem maringaense, em especial o empresário que de acordo com estudos pelo SEBRAE e SERASA, o índice de mortalidade de empresas por falta de planejamento e o número de brasileiros endividados respectivamente, cresce a cada ano.

Objetivo:Identificar o perfil do empresário da região de Maringá, e como este empresário lida com as finanças para condução do empreendimento foi o objetivo do estudo.

Metodologia:Para a realização desta pesquisa foram enviados questionários para empresários da Associação Comercial e Empresarial de Maringá com perguntas sobre finanças e condução do negócio.

Resultados:Os dados coletados foram analisados e apresentados em gráficos, mostrando que um pouco mais da metade dos empresários que participaram da pesquisa realizaram planejamento financeiro para a abertura do empreendimento.

Conclusões:Em constante crescimento, a região de Maringá, proporcionou a abertura de inúmeras empresas que buscaram por meio da inovação uma área para empreender, no qual foram resultados de empreendedorismo por necessidade ou por oportunidade. Por meio desta pesquisa foi possível identificar em percentuais, a quantidade de empresários que se planejaram e/ou continuam se capacitando para a condução de seu negócio.

Palavras-chave:Educação financeira. Jovem empresário. Empresário maringaense.