A AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO E AGRONOMIA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO SUL DO BRASIL

SILVEIRA, Leticia Nicolosi da1; OLIVEIRA, Gracinda Maria D Almeida E2;

Introdução:A automedicação pode ser entendida como a prática de se auto administrar medicamentos sem a prescrição, com o objetivo de tratar doenças ou aliviar sintomas.

Objetivo:Tendo em vista que a automedicação é um problema de saúde pública mundial, este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento dos futuros profissionais de agronomia e nutrição com relação à utilização de medicamentos, particularmente, à prática da automedicação

Metodologia:A amostra foi composta por 102 estudantes do curso de agronomia e 72 estudantes do curso de nutrição, somando um total de 174 graduandos, de uma universidade privada na cidade de Curitiba, PR. Os dados foram obtidos por meio de questionários com questões abertas e fechadas. Foram abordadas perguntas relativas à duração de tratamento, compreensão de informações, influência da automedicação, uso concomitante de medicamentos e efeitos indesejados provocados pela medicação. Para a aplicação do instrumento utilizou-se a plataforma Qualtrics, e os resultados foram analisados pelo SPSS 22.

Resultados:Os resultados demonstram que a maior parte dos alunos busca de informações sobre o uso do medicamento utilizado na bula, seguido de internet, atendente de farmácia, parente ou amigo, médico, farmacêutico e dentista. O problema de saúde que levou a automedicação mais descrito foi a dor de cabeça, seguido de gripe ou resfriado, dor muscular, dor de garganta, dor de estomago, tosse, cólicas, alergias, febre, dor de dente, outros, constipação e diarréia. A maior influência na automedicação dos entrevistados ocorre por familiar ou amigo, prescrições anteriores, atendente de farmácia e publicidade. A maioria dos estudantes nunca apresentou efeitos indesejados com a automedicação.

Conclusões:Os resultados indicam que a automedicação é uma prática comum entre estudantes das áreas de nutrição e agronomia

Palavras-chave:Automedicação. Estudantes de graduação. Estudantes de agronomia. Estudantes de nutrição.