ADOLESCENTES E USO DE TABACO: AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS

ALVES, Nicolle Fernanda Nichele1; SAPIENZA, Graziela2;

Introdução:A adolescência representa na vida do ser humano uma fase de transição e mudanças em vários aspectos. Nesse período, ainda há o desenvolvimento da personalidade e o indivíduo busca conhecer o mundo e as pessoas a sua volta. O uso de tabaco e seus derivados costuma iniciar nessa idade e cada vez mais cedo. 90% dos adultos fumantes começaram ausar tabaco antes do 18 anos, segundo o Ministério da Saúde. Entre os motivos que levam a esse uso estão curiosidade, necessidade de autoafirmação e dificuldades em habilidades sociais; habilidades, estas, que ainda estão em formação na adolescência e juventude.

Objetivo:Este estudo teve como objetivo compreender a relação das habilidades sociais com o uso do tabaco e seus derivados em adolescentes da rede estadual de ensino.

Metodologia:Participaram da pesquisa 1439 adolescentes de 14 a 18 anos, estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino nos períodos da manhã, tarde e noite. Para que isso fosse possível a Escala Messy, que avalia habilidades sociais, foi aplicada de forma coletiva nas salas de aula e quatro fatores de habilidades sociais foram avaliados: solidão, agressividade, assertividade/habilidade social e arrogância. Os dados foram analisados através do programa SPSS de forma estatística.

Resultados:Os dados mostraram que a agressividade e a solidão são fatores diretamente relacionados com o uso do tabaco e que problemas na interação social pode ter como consequência o uso dessa substância. Já a Assertividade e a Habilidade Social se demonstram independentes do tabaco, ou seja, para que uma pessoa se preocupe com a outra por exemplo não é necessário que ela faça uso do tabaco ou de seus derivados.

Conclusões:Estudar sobre as habilidades sociais e o tabaco na adolescência é de extrema relevância uma vez que essa fase da vida representa um momento de desenvolvimento, grandes descobertas e em que há uma maior probabilidade de comportamentos de risco aparecerem. Apesar dos resultados, é importante ressaltar que o uso do tabaco e de seus derivados não depende de apenas um fator. Muitas variáveis devem ser consideradas e o conjunto de habilidades sociais é apenas uma delas.

Palavras-chave:Habilidades sociais. Uso de tabaco. Adolescente.