DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO PARA FILTRAGEM E READEQUAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS

BASTOS, Paulo Moresca Leite1; STOCCO, Guilherme Barrachina2;

Introdução:O projeto baseia-se na verificação de conceitos que envolvem desde a degradação de óleos vegetais e seus mecanismos, até a pesquisa por materiais e métodos que coloquem em prática a readequação do fluido por meio da filtragem.

Objetivo:Passando pelo histórico que envolve os óleos vegetais, assim como características físico-químicas e produção, são propostos critérios para a escolha do melhor rumo a se seguir afim de atingir o propósito de condizer com a norma brasileira proposta para o tema e alcançar o mais próximo possível as características ideais.

Metodologia:A exposição conceitual a respeito de agentes adsorventes e processos de readequação existentes predizem o objetivo principal de avaliação e verificação da possível readequação de óleos vegetais, que leva consigo a escolha do agente adsorvente utilizado e o método laboratorial a ser implementado.

Resultados:Na fase de discussão, são colocados em evidência três aspectos principais levantados das comparações e resultados obtidos das revisões bibliográficas reproduzidas neste projeto, e tendo visto a profundidade do assunto, complementos para a pesquisa efetuada e/ou projetos futuros são claramente possíveis.

Conclusões:Em conclusão, é dito finalizado com êxito a pesquisa e exposição da mesma, porém, como pendência visualizada, ficam o melhor desenvolvimento prático e direcionamento de elaboração. Como maior experiência acadêmica conquistada é citado maior conhecimento na área de aplicação do projeto. Dentro do exposto, a pesquisa tem como finalidade idealizar um protótipo para readequação do óleo vegetal por meio da filtragem utilizando um agente adsorvente apropriado, sendo o dimensionamento caracterizado pela escolha de materiais e montagem prática do projeto aspectos a serem analisados em pesquisas futuras.

Palavras-chave:Óleo. Readequação. Protótipo. Filtragem.