DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA DISCIPLINA DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS: COMPÓSITOS PROPRIEDADES MECÂNICAS E LIGAÇÕES QUÍMICAS

ZIMMER, Rafaela Maldonado1; STOCCO, Guilherme Barrachina2;

Introdução:O ensino através da utilização de Metodologias Ativas é uma nova técnica de ensino que já vêm sendo aprovada internacionalmente na qual o aluno se torna o principal responsável pela sua aprendizagem, deixando para trás a atitude passiva de ouvinte e assumindo a ativamente o compromisso com seu conhecimento.

Objetivo:Têm-se como objetivo principal deste projeto de pesquisa aplicar metodologias ativas ao ensino na disciplina de Ciência dos Materiais lecionada nos cursos da Escola Politécnica da PUCPR. Para o cumprimento do objetivo principal têm como objetivos secundários as seguintes atividades: realizar de uma revisão bibliográfica das metodologias ativas; desenvolver atividades para as aulas de Ciências dos Materiais utilizando metodologias ativas; aplicar estas atividades e realizar um estudo estatístico com base no desempenho dos alunos.

Metodologia:Foram desenvolvidas três atividades uma de cada um dos três tópicos da disciplina de Ciência dos Materiais, previstos neste trabalho de pesquisa a serem abordados através de metodologias ativas, compósitos, propriedades mecânicas e ligações químicas. Então o Professor Orientador Guilherme Barrachina Stocco as aplicou em duas de suas turmas Ciências dos Materiais do primeiro semestre de 2017.

Resultados:De modo geral a utilização de metodologias ativas foi de grande valia e aproveitamento, assim o projeto de pesquisa conseguiu atingir os objetivos preestabelecidos inicialmente.

Conclusões:A utilização de metodologias ativas está de acordo com as novas diretrizes de ensino da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que tem o intuito de fazer com que os estudantes sejam cada vez mais independentes na busca pelo conhecimento e que o professor assuma o papel de facilitador e apoiador desta jornada.

Palavras-chave:Metodologia ativa. Ciência dos Materiais. Avaliação baseada em projetos. Peer Instruction