ANÁLISE DO IMPACTO OPERACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS GERADO PELO AUMENTO DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

SANTOS, Estela Gouvea dos1; TEIXEIRA, Guilherme Bittencourt2;

Introdução:A atuação das empresas prestadoras de serviços contábeis no Brasil tem sido questionada, uma vez que o volume de obrigações impostas pelo fisco faz com que o profissional contábil não tenha a oportunidade de organizar a sua rotina operacional para a apresentação das demonstrações financeiras que são fundamentais para os gestores no processo decisório.

Objetivo:A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto operacional gerado pelo aumento das obrigações acessórias nas empresas prestadoras de serviços contábeis.

Metodologia:Foi realizado um estudo de múltiplos casos desenvolvido junto à 4 empresas de contabilidade da cidade de Londrina - Paraná, por meio da aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturado, o qual foi segregado em cinco blocos distintos e foi baseado no trabalho Oliveira et al. (2016).

Resultados:Foi identificado que aproximadamente 15% das rotinas de uma organização contábil está voltada exclusivamente para a execução e entrega das obrigações acessórias, sendo que o setor fiscal é o responsável por elaborar a maioria dessas declarações. Adicionalmente, a pesquisa identificou que aproximadamente 46% de todo o tempo de uma empresa contábil está destinado para atender a escrituração fiscal, trabalhista e entrega de obrigações acessórias, sendo que essas organizações já estão adaptadas ao cumprimento e entrega das declarações.

Conclusões:Conclui-se que, no Brasil, as empresas prestadoras de serviços contábeis são forçadas a ter seu foco operacional voltado ao cumprimento de obrigações fiscais e trabalhistas, deixando de gerar relatórios e demonstrações financeiras e, consequentemente, perdendo parte da essência da Ciência Contábil, que é gerar informação útil e relevante para auxílio dos gestores no processo de decisão.

Palavras-chave:Obrigações acessórias. Empresas de contabilidade. Impacto operacional.