APLICAÇÃO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS PARA DESTRUIÇÃO DE MOLÉCULAS DE AMOXICILINA EM AMOSTRAS DE ÁGUA DO RIO BELÉM CURITIBA, PR

NEGRELLO, Andressa de Oliveira1; BOLLMANN, Harry Alberto2;

Introdução:Os antibióticos são substâncias as quais se deve dar devida atenção em função do seu vasto consumo e complexidade. Esses fármacos podem estar presentes em águas de rios urbanos devido ao despejo inadequado de esgotos domésticos, além de, possivelmente, estarem presentes nas estações de tratamento, podendo proporcionar efeitos adversos na comunidade aquática e terrestres. Por serem extremamente complexos, os antibióticos podem não ser removidos em tratamentos convencionais, necessitando de um tratamento avançado como os processos oxidativos.

Objetivo:Neste trabalho será apresentado um estudo de degradação de moléculas de amoxicilina em águas de rio urbano por processos oxidativos avançados (POAs), a fim de verificar as concentrações residuais dessa substância e a eficiência de tratamento do processo.

Metodologia:A amoxicilina foi escolhida devido ao enorme número de prescrições, assim como a bacia de trabalho eleita foi a do rio Belém, em Curitiba, em decorrer de sua representatividade para a cidade. As quantificações da substância foram feitas por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), sendo encontradas concentrações de aproximadamente 230 g do antibiótico nas águas do rio Belém. O processo oxidativo avançado escolhido foi o com reagente fenton, logo que este demonstrou melhores resultados em estudos na Europa e Estados Unidos.

Resultados:Ao final do processo obteve-se a remoção de 99% do residual de amoxicilina para a concentração de 50 mg/l do reagente fenton e 100% de eficiência para as concentrações de 100 e 200 mg/L, caracterizando um resultado extremamente satisfatório.

Conclusões:A amoxicilina pode ser degradada eficientemente a partir do emprego de Processos oxidativos Avançados e deveriam ser projetados como pós-tratamento em Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários. Outras combinações de reagentes podem ser testadas, com combinação de uso conjugado do reagente de fenton, peróxido de hidrogênio e luz ultra-violeta.

Palavras-chave:Degradação da amoxicilina. Processos oxidativos avançados. Micropoluentes emergentes.