ESTUDO DAS CAPACIDADES DE MARKETING NAS INDUSTRIAS DE COSMÉTICOS

BAIONI, Henrique Nyegray1; SANTOS, Renato Da Costa Dos3; KATO, Heitor Takashi2;

Introdução:A orientação para o mercado e para as exigências dos consumidores passou a ser pressuposto estratégico para a sobrevivência no mercado competitivo. Esse cenário aponta para mudanças significativas nas formas de gestão e atuação das empresas afim de se adaptarem ao mercado cada vez mais exigente.

Objetivo:O objetivo geral desta pesquisa é analisar a capacidade dinâmica de design e a performance das industrias de cosméticos de Curitiba e região Metropolitana. Outro objetivo foi verificar os principais processos do design e o conhecimento dos gestores sobre esse tema.

Metodologia:Este estudo de caráter descritivo utilizou a pesquisa bibliográfica junto de dados levantados por meio de entrevistas com gestores de empresas de Curitiba e região metropolitana. Nós usamos dois softwares (ATLAS.ti e SPSS) para organização de dados e sintetização das partes mais importantes das entrevistas.

Resultados:Os resultados das análises das entrevistas mostraram que a criatividade é o aspecto mais importante para uma empresa que necessita de inovação associado ao designer como processo produtivo diariamente. A família de códigos apresentou oito citações vinculadas ao código de aprendizado de design, mostrando que a gestão da empresa relacionou por várias vezes essa característica como sendo relevante para a operação de seus negócios. A busca por criatividade no processo de inovação faz com que a empresa se adapte a tecnologia que constantemente muda no ramo de atuação, visto que cada cliente faz com que a empresa tenha que ter um projeto novo e adote um novo design , além de ter que seguir a moda que constantemente muda

Conclusões:A partir dos resultados da pesquisa foi identificado que as empresas que utilizam das técnicas de design para produzir seus produtos dependem principalmente da criatividade para gerar a inovação nos processos que atendem, tendo que desenvolver rápido conhecimento e capacidade de adaptação para cada cliente. Podemos concluir que deve existir uma boa integração entre todos os setores para que a criatividade e a inovação sejam botadas na prática.

Palavras-chave:Design management. Capacidade de design. Capacidade dinâmica de design.