Artigo

O ESTUDO DAS CAPACIDADES DE RELACIONAMENTO EM ORGANIZAÇÕES DA INDÚSTRIA DE EVENTOS

SOUZA, Jessica Maira Telles de1; BUENO, Eduardo Veiga3; KATO, Heitor Takashi2;

Resumo

Introdução:Atualmente a gestão de eventos trata-se de um de uma prática profissional e não mais de uma inciativa individual ou comunitária como antigamente. Eventos planejados são fenômenos de espaço e tempo que diante de seu sistema de gestão, interações entre pessoas, configuração e programação, são únicos (GETZ, 2008). Os eventos são realizados sempre com um propósito, seja ele entretenimento gratuito ou com cobrança de ingressos, comemorações de datas festivas ou encontros profissionais para desenvolvimento.

Objetivo:Este relatório tem por objetivo analisar as capacidades dinâmicas e capacidades de relacionamento nas firmas da Indústria de Eventos localizadas no território Brasileiro.

Metodologia:Este estudo classifica-se como de levantamento, com coleta e análise de dados. Na abordagem inicial desenvolveu-se archival research (pesquisa em arquivos) que permitiu uma visão holística das organizações e do fenômeno estudado. Na abordagem quantitativa foram aplicados questionários eletrônicos com questões fechadas juntos a gestores responsáveis pelas organizações analisadas.

Resultados:Para a análise dos resultados iniciamos com a caracterização da amostra e detalhamento do questionário do questionário aplicado. Foi considerada uma amostra de 31 respondentes obtidos em diversas regiões. Após a coleta, foi realizada uma análise das capacidades dinâmicas como um todo e posteriormente das capacidades dinâmicas de relacionamento.

Conclusões:Na análise realizada com base nos questionários respondidos, identificamos que as capacidades dinâmicas têm sido ou buscam ser desenvolvidas nas empresas da indústria de eventos. Especificamente em relação a capacidade de relacionamento, é possível concluir que está presente nas empresas de eventos, entretanto, ainda existem aspectos que podem ser melhor abordados pelos gestores das organizações, afim de fortalecer e melhorar a qualidade da interação.

Palavras-chave:Capacidade de relacionamento. Indústria de eventos. Capacidades dinâmicas.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador