Artigo

O ESTUDO DA INOVAÇÃO DE SERVIÇOS EM ORGANIZAÇÕES DA INDÚSTRIA DE EVENTOS

FABRIS, Priscila1; BUENO, Eduardo Veiga3; KATO, Heitor Takashi2;

Resumo

Introdução:A perspectiva de capacidades dinâmicas vem se tornando nos últimos anos um quadro influente para entender como as organizações alcançam vantagem competitiva. Diante do desafio acima e do ambiente no qual se encontram as organizações da indústrias de eventos, em que rápidas mudanças organizacionais, como inovação, são exigidas, urge a necessidade de desenvolver e/ou colocar em ação as capacidades dinâmicas organizacionais nas empresas destacadas.

Objetivo:Este relatório tem por objetivo analisar as capacidades dinâmicas e capacidades de relacionamento nas firmas da Indústria de Eventos localizadas no território Brasileiro.

Metodologia:Este estudo classifica-se como de levantamento, com coleta e análise de dados. Na abordagem inicial desenvolveu-se archival research (pesquisa em arquivos) que permitiu uma visão holística das organizações e do fenômeno estudado. Na abordagem quantitativa foram aplicados questionários eletrônicos com questões fechadas juntos a gestores responsáveis pelas organizações analisadas.

Resultados:Por intermédio dos resultados das análises de média, mediana, desvio padrão e variância e apesar das variáveis coordenação, aprendizagem, resposta estratégica competitiva e inovação terem permanecido com resultados semelhantes (acima do neutro, na maioria) é possível averiguar que elas têm grande influência nas indústrias de eventos. As capacidades dinâmicas e inovação, são de extrema importância para que as organizações possuam capacidade em coordenar, aprender, responder estrategicamente com competitividade e incorporar a estratégia de gestão das organizações

Conclusões:Estes resultados alcançam e mensuram os objetivos buscados por esse trabalho, e com isso é possível afirmar que as capacidades dinâmicas e inovação estão bem presentes nas organizações da indústria de eventos.

Palavras-chave:Inovação. Indústria de eventos. Capacidades dinâmicas.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador