MÉTODO ALTERNATIVO E RÁPIDO PARA COLORAÇÃO E DESCOLORAÇÃO DE PROTEÍNAS

WISCHRAL, Luccas Matheus1; KLINGENFUS, Andressa De Souza3; KOCZICKI, Leticia3; MARTINS, Laysa Toschi3; FRIGERI, Henrique Ravanhol2;

Introdução:As proteínas são definidas como um conjunto de macromoléculas biológicas envolvidas com os processos que ocorrem em uma célula, como a regulação hormonal, catálise de reações, defesas no organismo e coagulações sanguíneas. As proteínas, para serem caracterizadas e classificadas, precisam ser submetidas a testes físicos e químicos, sendo a técnica de eletroforese muito utilizada laboratorialmente. Nessa técnica os compostos são arrastados devido a diferença de potencial elétrico imposto por um campo externo. Após a migração das proteínas, é necessário realizar um ensaio para corá-las e revelá-las, sendo usado, comumente, o corante Coomassie Brilliant Blue, sendo o gel, posteriormente, descorado usando uma solução descorante.

Objetivo:O objetivo desse trabalho foi otimizar o método de coloração e descoloração de proteínas, a partir de soluções predeterminadas, diminuindo o tempo total do processo otimizando a rotina laboratorial.

Metodologia:Foi escolhido o protocolo para preparação e elaboração das soluções corantes, que seriam usadas para corar os géis. Os testes com as proteínas de ovoalbumina foram realizados em eletroforese de gel de agarose. As amostras de proteína foram coradas com Coomassie Brilliant Blue R-250 em diferentes porcentagens e combinações pré-determinados pelo outro aluno de iniciação científica em seu projeto. Para a revelação das proteínas nos géis de agarose, foi usado três diferentes ácidos, sendo eles ácido acético, ácido clorídrico e ácido fosfórico em três diferentes porcentagens cada um. O tempo utilizado de coloração e descoloração foi de 25 minutos.

Resultados:De um total de 27 resultados, foram selecionados os três melhores por oito avaliadores, sendo comparados a um gel referência. Das soluções de descoloração testadas, a de ácido acético se mostrou mais eficiente nesse processo.

Conclusões:Este é o primeiro trabalho a apresentar, com reagentes considerados de baixo custo e frequentemente encontrados na rotina laboratorial, condições satisfatórias para observação preliminar de proteínas coradas em gel de agarose de forma rápida.

Palavras-chave:Descoloração de proteínas. Eletroforese. Coomassie Brilliant Blue R-250. Gel de agarose