AVALIAÇÃO DO EFEITO DE ANESTÉSICOS SOBRE O ESTRESSE DE CARPAS CAPIM (CTENOPHARINGODON IDELLA)

IACHINSKI, Juliana Martins1; MOTA, Hyon Tchor Galvão3; AMHOF, Heloisa Paulino3; BONOTTO, Daniela Romani3; GNEIDING, Beatriz3; MADEIRA, Humberto Maciel Franca2;

Introdução:A carpa capim (Ctenopharyngodon idella) é uma espécie herbívora, de água doce, originária da China, amplamente cultivada como fonte de proteína para a alimentação. Em condições de manejo para a produção e para o abate animal, tem-se buscado garantir o bem-estar animal, diminuindo-se condições de estresse. Compostos anestésicos vêm sendo usados para esse propósito, porém seus efeitos são bastante variáveis, conforme a espécie de peixe.

Objetivo:Avaliar o efeito dos anestésicos eugenol, benzocaína e gelo sobre o estresse da carpa capim (Ctenopharyngodon idella).

Metodologia:Foram utilizados 60 peixes adultos, com peso médio de 732 g. O delineamento experimental foi inteiramente casualisado e os animais foram divididos em oito grupos, conforme o tratamento aos quais foram submetidos: testemunha (GT), controle (CO), etanol (ET), gelo (GE), eugenol 50 mg.L -1 (E50), eugenol 250 mg.L -1 (E250), benzocaína 100 mg.L -1 (B100) e benzocaína 300 mg.L -1 (B300). Individualmente, os animais passaram pelos respectivos tratamentos em câmaras de anestesia tipo aquário (25 L). Durante o experimento foi realizada análise comportamental, e amostras de sangue foram coletadas para a realização de análises bioquímicas de cortisol e glicose, parâmetros fisiológicos para avaliação do estresse.

Resultados:Os níveis mais baixos de glicose plasmática foram encontrados no GT (83,24 ± 12,36), seguido do E250 (100,39 ± 53,31), do CO (102,85 ± 7,47); valores mais elevados foram observados nos tratamentos E50 (130,36 ± 30,75) e B100 (141,83 ± 44,17). O nível de cortisol do grupo E250 (49,56 ± 28) foi o mais baixo e do B100 (187,19 ± 89,44), o mais elevado.

Conclusões:O anestésico natural eugenol, obtido a partir do óleo de cravo, é uma opção adequada como anestésico para a carpa capim (Ctenopharyngodon idella). A benzocaína, normalmente utilizada no manejo de peixes, não se mostrou eficaz na diminuição do estresse da espécie, conforme avaliado pelos parâmetros fisiológicos.

Palavras-chave:Cortisol. Glicose sérica. Bem-estar. Peixe.