Artigo

O DISCÍPULO-MISSIONÁRIO NO EVANGELHO DE MARCOS. ESTAR COM JESUS E FAZER O QUE ELE FAZ

BEHLAU, Valdirene Aparecida Mello1; PERONDI, Ildo2;

Resumo

Introdução:A presente pesquisa estuda, a partir da ótica do Evangelho de Marcos, a identidade do discípulo-missionário e evidencia a ênfase que o evangelista confere à convivência e a prática no seguimento de Jesus.

Objetivo:O estudo tem o objetivo de analisar e atualizar o relato da instituição dos doze discípulos descrita em Mc 3,13-19, compreendido no conjunto da mensagem do evangelho e apontar luzes para a questão atual do discipulado trazida no Documento de Aparecida.

Metodologia:Buscou-se reconstruir em linhas gerais o contexto histórico do evangelho e da narrativa nele contida, principalmente através das obras de Carson, Freyne, Maloney e Theissen e Merz, a fim de contextualizar a narrativa e respaldar a análise exegética da perícope. Quanto ao Documento de Aparecida, foram levantados os pontos fundamentais trabalhados no mesmo, com foco na questão do discipulado, para confrontar com as conclusões obtidas no estudo de Marcos.

Resultados:O discípulo-missionário identificado em Marcos se faz no caminho de seguimento a Jesus, como forma de resposta pronta e ativa ao chamado realizado por ele e gera uma gradativa transformação na maneira de ser, de viver e de reconhecer Deus na história, pois seus discípulos são guiados pelo Espirito Santo, à medida que vencem a autossuficiência.

Conclusões:O Evangelho apresenta valores universais deixados por Jesus como o valor fundamental da vida plena e da dignidade humana, do amor como doação-serviço ao próximo, do perdão, da verdade e da justiça, que, conforme ensina Jesus, devem ser vividos em um ambiente comunitário, centrado na palavra de Deus, assim, a Igreja particular será o local propício à formação de novos e verdadeiros discípulos de Jesus, capaz de irradiar a luz de Cristo a todo o mundo.

Palavras-chave:Discipulado-missionário. Discípulos de Jesus. Evangelho de Marcos. Documento de Aparecida. Missão da Igreja.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador