CURA DA MULHER ENCURVADA EM DIA DE SÁBADO: UM ESTUDO DE LC 13,10-17

KATO, Felicia Nobuko Matsuda1; PERONDI, Ildo2;

Introdução:O evangelista Lucas narrou uma passagem relevante de ensinamento de Jesus aos discípulos (Lc 13,10-17). Jesus estava ensinando numa sinagoga num dia de sábado, encontrava-se ali uma mulher encurvada, possuída por um espírito há dezoito anos. Jesus viu-a, chamou-a, impôs-lhe as mãos e a mulher se endireitou e glorificou a Deus. O fato causou discussão entre Jesus e seus adversários por causa da Lei do Sábado.

Objetivo:O objetivo desta pesquisa foi estudar, analisar e interpretar a passagem bíblica de Lc 13,10-17, em que Jesus se compadece com a situação desta mulher enferma, portanto, excluída do meio social. Buscou-se entender o valor e a eficácia do gesto de Jesus para com essa mulher, curando-a num dia de sábado e proporcionado um ensinamento aos discípulos e às gerações futuras, e atualizar esta mensagem para a realidade de hoje.

Metodologia:Para a realização desta pesquisa, foi utilizada a metodologia de análise e interpretação de textos, em especial elementos do método histórico-crítico.

Resultados:Por meio da análise, foi possível compreender o sentido do texto e da ação de Jesus e qual o alcance do seu gesto ao transgredir uma lei tão importante para a religião judaica, realizando uma cura e libertação num dia de sábado. Jesus mostra que a lei mais importante é a do amor ao próximo, ainda mais se tratar de uma pessoa excluída pela sociedade e restitui o verdadeiro significado do sábado: o dia da criação e da libertação. Foi possível conhecer melhor a situação das mulheres na época de Jesus, em especial esta que estava enferma e excluída. O gesto de Jesus favorece a necessidade de uma hermenêutica visando conhecer a situação das mulheres em nossa sociedade e que deve ser considerada na atuação pastoral, ao mesmo tempo valorizar mais as mulheres e sua vocação junto com o homem, em pé de igualdade, para a construção de uma sociedade mais humana.

Conclusões:A pesquisa foi importante para aprofundar o estudo e conhecimento dos textos bíblicos e da prática de Jesus Cristo em favor das pessoas excluídas e desvalorizadas e atualizá-lo para a realidade de hoje.

Palavras-chave:Jesus. Mulher. Encurvada. Cura. Sábado.